23/03/23 |

Seminário debate integração de conhecimentos e tecnologias no agro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: iStock

iStock -

Evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Embrapa e é o segundo da série de oito seminários temáticos baseados nas megatendências da Visão de Futuro do Agro Brasileiro

O rápido processo de desenvolvimento tecnológico, incluindo mecanismos de inteligência artificial, digitalização e biorrevolução no agro, acompanhado por avanços disruptivos das ciências na fronteira do conhecimento, transformará os sistemas agrícolas e agroalimentares, que passarão a ter maior eficiência, resiliência e sustentabilidade no futuro. Esse progresso requer uma nova abordagem da ciência, que considere a convergência de conhecimentos e tecnologias, em uma visão integrada e com equipes transdisciplinares.

Para refletir sobre este tema será realizado, na próxima quinta-feira (30), o seminário O futuro da integração de conhecimentos e tecnologias no Agro Brasileiro, evento online que reunirá lideranças do agronegócio brasileiro, de organismos internacionais, universidades, fundações e centros de estudos.Trata-se do segundo seminário técnico sobre as megatendências da plataforma Visão de Futuro do Agro Brasileiro.O primeiro foi realizado em 2022 e debateu o futuro dasustentabilidade no agro.

Saiba mais: Debate sobre sustentabilidade abre comemorações dos 50 anos da Embrapa

“O futuro já se forma a partir do que já é presente. Precisamos pensar em conceitos importantes que envolvam uma visão sistêmica e uma abordagem integrada, colaborativa e transdisciplinar que visa equilibrar, por exemplo, a saúde das pessoas, dos animais e das plantas, nas perspectivas global, nacional e regional. No agro, já ocorre integração de conhecimentos e tecnologias de diferentes áreas, e isso vai se intensificar no futuro, consolidando soluções integradas entre diferentes áreas de conhecimento e tecnológicas para os desafios enfrentados nas cadeias produtivas desde a fazenda até o consumidor”, explica Marcos Pena, analista em gestão estratégica de PD&I da Superintendência de Estratégia da Embrapa e coordenador do Seminário.

“O Estado tem papel relevante, como formulador de políticas públicas voltadas para a o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico, que inclui a produção de dados estatísticos, cadastrais e de geoinformação oficiais sobre a realidade impactada pelo conhecimento produzido. A disponibilização pelo Estado desse conjunto de conhecimentos de forma eficiente e ampla, para diversos fins, é outro debate fundamental”, assinala Marcus Peixoto, consultor legislativo do Senado Federal, moderador e um dos palestrantes no seminário.

O seminário faz parte das comemorações dos 50 anos da Embrapa. Ao todo, serão realizados oito eventos, um para cada megatendência da Visão de Futuro do Agro Brasileiro, plataforma que reúne e sintetiza análises estruturais do ambiente de produção de alimentos, fibras e bioenergia, com horizonte de longo prazo. 

O seminário abordará as seguintes temáticas: o futuro do agro e a regulação da produção, com a integração de dados e conhecimentos; aceleração da convergência de conhecimentos e tecnologias; agregação de valor e rastreabilidade; agricultura de base biológica; agroquímicos e saúde única.

Conheça a plataforma Visão de Futuro do Agro 

Saiba mais sobre a megatendência "Integração de conhecimentos e tecnologias", que será o tema do seminário

Entre os exemplos de integração dos conhecimentos transdisciplinares e tecnologias estão os modelos e sistemas de dados integrados que permitem fazer análises sobre prováveis escolhas e comportamentos alimentares humanos que afetam, por exemplo, o desperdício de alimentos ao longo de toda a cadeia produtiva e seus impactos na sustentabilidade da agricultura. Outro exemplo são os modelos econômicos de previsão de safra. Ao incluir outras variáveis (como clima) ou políticas públicas (como aquelas de estímulos aos biocombustíveis), esses modelos podem aumentar o seu poder preditivo. 

Os avanços da era digital, de automação e inteligência artificial em toda a indústria e cadeia de suprimento de alimentos, além da produção na fazenda, com a universalização da conectividade no meio rural, adoção de padrões de coleta, armazenamento e transmissão de dados, integração de dados e colaboração entre os diversos segmentos da cadeia também estão relacionados ao tema do seminário.

O conceito de Saúde Única adotado pela ONU é outra perspectiva que será abordada no seminário. Trabalhar, por exemplo, para erradicar a tuberculose no gado ou reduzir a raiva na vida selvagem, considerando a interação de humanos, animais e o mundo natural que compartilham. Outro tópico sensível é a crescente emergência climática associada com a diminuição da biodiversidade, em que a ciência precisará empregar uma ousada mudança de paradigma para abordagens transdisciplinares e convergentes. Os fatores climáticos e ambientais deverão ser parte integrante dos modelos e planos econômicos.

Confira a programação do seminário aqui 

Serviço

 

  • Seminário "O futuro da integração de conhecimento e tecnologias no Agro Brasileiro"
  • Data: quinta-feira (30/3)
  • De 14h às 17h
  • No canal da Embrapa no YouTube - youtube.com/watch?v=BDQPNJ4WYuA

Maria Clara Guaraldo
Superintendência de Comunicação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/