27/03/23 |

Embrapa lança cultivar de soja resistente à ferrugem na Tecnoshow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Iliza Ivanoff

Iliza Ivanoff - BRSMG 534

BRSMG 534

A Embrapa Soja participa da Tecnoshow 2023, feira promovida pela cooperativa Comigo, de 27 a 31 de março, em Rio Verde (GO), lançando a cultivar de soja (BRSMG 534), em parceria com Fundação Triângulo e com Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A Embrapa Soja irá apresentar também informações sobre quatro pilares que compõem a produção sustentável da soja e que como a pesquisa vem proporcionando incrementos nas temáticas de Genética Avançada, Bioinsumos, Soja Baixo Carbono e Agricultura Digital.

Lançamento soja – A BRSMG 534 é uma cultivar de soja convencional com alta produtividade, estabilidade de produção e que ainda agrega a tecnologia Shield, linha de cultivares de soja que apresentam genes de resistência à ferrugem-asiática. “A cultivar Shield é uma ferramenta genética importante no contexto do manejo integrado. Mesmo não dispensando o uso de fungicidas, proporciona maior eficiência e segurança ao manejo químico da doença”, explica o pesquisador Roberto Zito. De acordo com o pesquisador, a cultivar se destaca ainda por apresentar resistência às principais doenças da soja (pústula bacteriana, mancha olho de rã, cancro da haste), moderadamente resistência ao oídio e aos dois principais nematoides de galha. A cultivar é do grupo de maturidade 7.2, o que é uma característica relevante, pois permite a realização de uma segunda safra, tanto de milho quanto de algodão ou sorgo. A BRS MG 534 é indicada para diferentes regiões de Goiás (RECs 301, 302, 303, 304 e 401), Distrito Federal (REC 304), Minas Gerais (RECs 302, 303, 304 e 401), São Paulo (REC 302) e Mato Grosso (REC 402).

Coleção de cultivares - A Embrapa Soja, em parceria com a Fundação Meridional, irá apresentar ainda sua coleção de cultivares de soja. São três cultivares de soja convencional (BRS 546, BRS 511, BRS 573), três cultivares transgênicas tolerantes ao glifosato e às principais lagartas da soja (BRS 1061IPRO, BRS 1003 IPRO, BRS 1074 IPRO e uma cultivar com tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba (BRS 2562 XTD). 

A BRS 2562XTD é uma excelente opção de refúgio para áreas com cultivares com a tecnologia I2X com grupo de maturidade entre 6.0 e 6.4, por sua precocidade. A BRS 2562XTD possui alta estabilidade e performance produtiva, adaptada a diferentes ambientes de produção. Além disso, a cultivar permite semeadura antecipada, possibilitando o encaixe em sistemas de sucessão/rotação de culturas. Esses atributos de lavoura podem variar em razão do clima, solo e manejo, mas em geral seguem as características mencionadas.  Quanto à reação das cultivares às doenças, a BRS 2562XTD é resistente ao cancro da haste, mosaico comum da soja e podridão radicular de Phytophthora e moderadamente resistente à mancha olho-de-rã e ao oídio. Também possui resistência aos nematoides de cisto (raças 3 e 14). É indicada para o Paraná (REC 201), São Paulo (REC 201), Mato Grosso do Sul (REC 204 e 301) Goiás (REC 304 e 401), Minas Gerais (REC 304) e Distrito Federal (REC 304).

Bioinsumos no milho e na braquiária -  Durante a Tecnoshow, a Embrapa irá apresentar resultados referentes às sementes de milho inoculadas com a bactéria Azospirillum brasilense (estirpes Ab-V5 e Ab-V6) e como a tecnologia tem possibilitado a redução média de 25% da adubação nitrogenada de cobertura, considerando a dose de 90 quilos (kg) por hectare de nitrogênio. “A tecnologia de inoculação do milho com a bactéria Azospirillum brasilense permite ainda um incremento médio de 3,1% na produtividade de grãos”, explica o pesquisador Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja. 

A Embrapa Soja também irá demonstrar a tecnologia de inoculação multifuncional de pastagens, que associa microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens). Essa inovação tem potencial para aumentar, em média, em 22% a produção das pastagens com braquiárias, além de ampliar a absorção de nutrientes. A inoculação com bactérias Azospirillum, via sementes ou via foliar em pastagens estabelecidas resulta, em aumento médio de 13% no teor de N e de 10% no de K na parte aérea. Por sua vez, a inoculação via sementes ou foliar com Pseudomonas possibilita em incremento de 11% no teor de potássio (K) e de 30% no de fósforo (P), na parte aérea. Durante a Tecnoshow, os visitantes poderão acompanhar unidades demonstrativas inoculadas e sem a inoculação dos bioinsumos para avaliar os benefícios da tecnologia

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-sojatecnoshow2023

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional