27/03/23 |   Agroenergia

Tecnologias da Embrapa presentes na Expocanas 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Tour da sustentabilidade acontece durante a Expocanas

Tour da sustentabilidade acontece durante a Expocanas

No período de 29 de março a 2 de abril, acontece em Nova Alvorada do Sul, a Expocanas. A Embrapa Agropecuária Oeste estará presente levando tecnologias que podem contribuir com aumento de produtividade de grãos e de cana-de-açúcar em ambientes restritivos.  

No evento, os visitantes poderão participar do “Tour da Sustentabilidade”, onde por meio de uma Unidade Demonstrativa que permitirá ver “in loco” e aprender sobre: “Construção de perfil de fertilidade do solo”, com o pesquisador Carlos Hissao Kurihara; “Como proteger o solo: plantas de cobertura”, com o pesquisador Cesar José da Silva; “Posicionamento da soja em solos arenosos”, com o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia e “Consórcio de soja com Panicum BRS Tamani”, com o pesquisador Luis Armando Zago Machado.

O ‘Tour da Sustentabilidade’ acontece todos os dias do evento, em quatro horários distintos, sendo dois no período matutino (8h e 10h) e outros dois no período vespertino (13h e 15h).

O pesquisador Cesar José da Silva, destaca que as tecnologias demonstradas durante o evento podem contribuir com a recuperação de ambientes restritivos e explica “por meio de lavouras consorciadas entre capins e variedades distintas de crotalárias (adubos verdes), os participantes poderão verificar as diferenças nos sistemas radicular das espécies,  nas trincheiras instaladas. Também vamos conversar sobre os benefícios dessa tecnologia para construção e proteção de solo, que contribui com produção de palhada de qualidade, fixação biológica de nitrogênio, supressão de nematóides e baixa relação CN com disponibilidade de nitrogênio das leguminosas”.

O Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, explica que a Unidade da Embrapa, localizada em Dourados, trabalha no desenvolvimento e validação de tecnologias que possam contribuir no desenvolvimento da agropecuária na região Centro-Oeste do Brasil e destaca “a participação da Unidade na Expocanas pretende demonstrar soluções tecnológicas já desenvolvidas ou em fase de validação, levando ao setor agropecuário,  alternativas sustentáveis que possam contribuir com o manejo e a produtividade das culturas em  ambientes restritivos, tanto para os interessados na produção de cana-de-açúcar quanto para os agricultores e pecuaristas interessados em diversificar suas atividades”.

Saiba Mais - A Expocanas vai reunir as maiores empresas e profissionais do segmento para evidenciar o que há de mais moderno para o setor, entre insumos, máquinas e equipamentos, estudos e pesquisas, inovação e tecnologia, desde o preparo da terra até a colheita.

Realizada em Nova Alvorada do Sul, este município possui a segunda maior área de produção de cana-de-açúcar do Brasil. O evento surgiu a partir de Encontros Tecnológicos e já faz parte do calendário anual de eventos do município.

Serviço -
Expocanas
Data: 29 de março a 2 de abril de 2023
Local: Parque de Exposições Multisetorial de Nova Alvorada do Sul
Atividade: ‘Tour da Sustentabilidade’ 
Horários: Grupos matutino (8h e 10h) e vespertino (13h e 15h).

Christiane Congro Comas (MTb: 825/9 (SC))
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 9-9944-9224 (WhatsApp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens