27/03/23 |

Cupuaçu 5.0 é apresentado a produtores no Pará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - Cerca de 300 pessoas foram ao Campo Experimental conhecar o Kit Cupuaçu 5.0

Cerca de 300 pessoas foram ao Campo Experimental conhecar o Kit Cupuaçu 5.0

Um dia de campo na cidade de Tomé-Açu, no nordeste paraense, apresentou a produtores, técnicos, gestores públicos, empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa, o kit clonal Cupuaçu 5.0, com as novas cultivares de cupuaçuzeiro desenvolvidas pela Embrapa, para alta produtividade e sanidade, com boa resistência à vassoura-de-bruxa.

No ano em que a Embrapa comemora 50 anos de Brasil, o cupuaçu, uma das frutas símbolos da Amazônia, também teve a demonstração do resultado de décadas de pesquisa a cerca de 300 pessoas, que lotaram o Campo Experimental de Tomé-Açu, no dia 23 de março.

O público queria conhecer de perto as novidades sobre o cultivo do cupuaçuzeiro com a utilização das BRS Careca, BRS Fartura, BRS Duquesa, BRS Curinga e BRS Golias, que compõe o kit clonal e prometem, além de alta produtividade de frutos, amêndoas e polpa, uma safra mais escalonada, facilitando o escoamento da produção, com variedades precoces e tardias.

Dividido em cinco estações, o evento apresentou aos participantes as principais características e formas de propagação dos cinco clones. O pesquisador melhorista Rafael Moysés Alves e Edilson Rodrigues, coordenador do campo experimental, foram os responsáveis pela descrição dos clones. As formas de propagação, por meio de mudas enxertadas e substituição das copas, ficaram a cargo do técnico agrícola Adailton Amaral, do Icraf.

O pesquisador José Edmar Urano de Carvalho, falou sobre as boas práticas de cultivo, e os principais problemas fitossanitários, foram explicados pela pesquisadora Ruth Linda Benchimol. A última estação trouxe aos presentes a vivência dos produtores Michinori Konagano e José Maria Mendes, falando sobre suas experiências com o cultivo do fruto no município.

 

Cupuaçu integra os Sistemas Agroflorestais

A cidade de Tomé-Açu, que sediou o dia de campo, é referência em Sistemas Agroflorestais (SAFs) e o cupuaçu, ao lado do cacau e do açaí, integra as frutíferas mais comuns e importantes na composição desse sistema, conforme explicou o secretário municipal de agricultura, José Alírio da Costa Tavares. A Prefeitura Municipal de Tomé-Açu foi a financiadora e uma das principais articuladoras do dia de campo e há anos apoia o desenvolvimento das cultivares, propiciando a transferência das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa aos produtores da região, em especial, aos agricultores familiares.

Segundo o secretário, os SAFs são sistemas produtivos que agregam benefícios sociais, econômicos e ambientais não apenas aos produtores do município, mas a todo o país. “Os SAFs de Tomé-Açu são motivos de orgulho, mas também uma responsabilidade da secretaria em levar espécies de qualidade e genética superior aos produtores e por isso a parceria com a Embrapa é tão importante”, enfatizou.

Os SAFs também estão entre os modelos produtivos mais defendidos para a Amazônia, conforme explanou Walkymário Lemos, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, na abertura do dia de campo. Para o gestor, além de renda, segurança alimentar e de qualidade de vida aos produtores, os SAFs são sinônimo de uma Amazônia produtiva e preservada. “Os SAFs estão se provando cada vez mais como fornecedores de serviços ambientais com funções de controle e mitigação na emissão de gases de efeito estufa. É uma tecnologia com a cara da Amazônia, que produz, preserva com renda e qualidade de vida às populações amazônicas”, defende Lemos.

 

Kit Clonal traz esperança a produtores

Poder ver em campo o desempenho agronômico das novas cultivares de cupuaçu desenvolvidas pela Embrapa trouxe ânimo e esperança aos produtores de cupuaçu que tem seus pomares atacados pela vassoura-de-bruxa, a principal praga da cultura. Esse foi o relato do agricultor familiar Valdir Nascimento, morador da área rural de Tomé-açu e produtor em sistemas agroflorestais.

O produtor comentou que, durante toda a vida, trabalhou em áreas de outros produtores e que há poucos anos pode investir em suas próprias terras, mas estava preocupado com a baixa produtividade e pragas nos cupuaçuzeiros. No entanto, ao conhecer as novas cultivares e ouvir, de outros produtores, como foi possível recuperar os pomares por meio da substituição de copas, teve um fôlego de esperança e tem certeza de que o cupuaçu será um forte aliado na produção e renda da família.

O relatou que animou esse produtor veio de outro agricultor da região, José Maria Amaral, que, em uma das estações do dia de campo, dividiu com os presentes sua experiência como produtor e apaixonado por cupuaçu. Com cerca de cinco mil árvores na propriedade, em SAF, ele contou que por meio das tecnologias da Embrapa recuperou três mil pés e conquistou uma produtividade dez vezes maior. “O cupuaçu faz parte da minha vida e é muito importante para a minha família e todo o município”, garante o produtor.

 

Parcerias estratégicas garantem sucesso do dia e campo

O Dia de Campo foi realizado pela Embrapa Amazônia Oriental, com apoio do projeto Bioeconomia e Sociobiodivesidade de cadeias produtivas de importância na agricultura familiar com ênfase nos Biomas Cerrado e Amazônia (Ted Bioeconomia), desenvolvido com recursos do programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, por meio de parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa.

Rafael Alves, melhorista das cultivares e organizador do evento, comentou que o sucesso do evento que reuniu mais de 300 pessoas só foi possível graças à articulação e parceria de diversas instituições, em especial, à Prefeitura de Tomé-Açu, que não mediu esforços para garantir a infraestrutura, assim como recursos humanos necessários ao porte do evento.

Participaram ainda como parceiros a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Camta, Ceplac, Adepará, Icraf, Sindicato dos Produtores de Tomé-Açu e ACTA.

 

Mais informações sobre o kit e como encontrar os materiais:

 

Os kits podem ser adquiridos diretamente com a Embrapa Amazônia Oriental, no Setor de Implementação e Programação de Transferência de Tecnologias – SIPT, através do e-mail: cpatu.sipt@embrapa.br ou ainda por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no link: www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1213 e (91) 99144-0125

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cupuacuzeirodia-de-campoted-bioeconomiakit-clonalcupuacu-50clones-de-cupuacu