27/03/23 |   Comunicação

Pesquisador é premiado pelo Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal

Arquivo pessoal -

O pesquisador Luiz Francisco Pfeifer, da Embrapa Rondônia, recebeu o primeiro lugar na categoria “Pesquisador Inovador - Inovação Para o Setor Público” na premiação concedida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A solenidade foi realizada no dia 23 de março, em São Paulo.

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira” homenageia pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, com resultados que geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.

Pfeifer é médico veterinário, doutor em Melhoramento e Reprodução Animal, e desenvolveu ferramentas que auxiliam o produtor rural no manejo de bovinos. Um deles é o Sagabov, dispositivo que avalia o acabamento da carcaça dos bovinos destinados ao abate de forma rápida, ou seja, a espessura de gordura, uma das principais características relacionadas à qualidade da carne bovina.

Outra ferramenta é o Vetscore, método simples com duas réguas que gera informações precisas sobre a condição corporal do animal. Isso permite identificar com mais precisão animais que necessitam de suplementação. Como resultado, aqueles em condições corporais inferiores são manejados adequadamente, aumentando a produção de leite e as taxas de prenhez.

Durante a cerimônia, Pfeifer agradeceu o apoio do governo de Rondônia, que fomentou as pesquisas por meio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero). Ele destacou que o prêmio é fruto de um trabalho coletivo que envolveu diversas pessoas e instituições e, por fim, agradeceu o reconhecimento.

 

Etapas estaduais

O prêmio foi dividido em duas etapas: estadual e nacional. Entre maio e novembro de 2022, as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) realizaram as etapas estaduais em formatos próprios para seleção dos candidatos em cada categoria/subcategoria, para concorrerem à fase nacional. Cada FAP indicou um candidato em cada categoria/subcategoria. 

 

Profissional de comunicação

A pesquisadora Vânia Beatriz de Oliveira foi agraciada com o terceiro lugar na categoria Profissional de Comunicação. Para ela, a premiação é o reconhecimento dos produtos desenvolvidos ao longo de 34 anos de atuação como pesquisadora em educomunicação na Embrapa Rondônia, com o objetivo de apresentar as contribuições das pesquisas para a sociedade.

O prêmio a estimulou a adiar a aposentadoria e continuar o trabalho de criação e difusão de práticas comunicativas para o desenvolvimento sustentável. “Em 2023 a Embrapa completa 50 anos, e meu presente será a publicação de um livro dirigido a professores e educadores ambientais populares”, afirma. A publicação vai abordar o passo a passo para a produção de videoclipes ambientais com o discurso de músicos amazônicos, uma prática educomunicativa desenvolvida pela pesquisadora a partir de 2007 e que, em 2021, foi certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (69)3219-5011

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

premio-confappesquisador-1-lugarluiz-pfeifer