31/03/23 |   Agricultura familiar

Projeto de apoio à agricultura familiar periurbana de Valinhos busca valorizar jovem rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivan Alvarez

Ivan Alvarez - Pequena propriedade rural.

Pequena propriedade rural.

O projeto “Levantar informações para subsidiar políticas públicas e ações de apoio à agricultura familiar periurbana no município de Valinhos - AgriVal” foi lançado em 29 de março, na Prefeitura Municipal de Valinhos, com a presença da prefeita Lucimara Vilas Boas, da chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Paula Packer e de pesquisadores da Embrapa e técnicos da área.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e líder do projeto, Ivan Alvarez, foram estabelecidas linhas mestras entre a Embrapa e a Prefeitura de Valinhos para que essa cooperação técnica possa inovar e criar um ambiente mais promissor à atividade agrícola focada no jovem rural e alinhada à sustentabilidade da agricultura. Será desenvolvido com a realização de várias dinâmicas junto às famílias rurais.

“A Embrapa irá promover um diagnóstico atual do município e planejará cenários de atuação em novos mercados com maior agregação de valor e maior sustentabilidade ambiental; fomentar a adoção de tecnologias que apontem áreas prioritárias de preservação ambiental para implementar o Programa de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), que já existe por lei em Valinhos, mas ainda não foi estabelecido”, destaca Alvarez.

“Essas ações serão importantes para tornar o jovem rural protagonista e indutor de uma agricultura periurbana moderna, próspera e alinhada às agendas ambientais. Percebemos que quando existem modelos de negócios prósperos na agricultura o jovem permanece na propriedade", menciona Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e membro do projeto AgriVal. 

Levantamento

O município de Valinhos cultivava 737 ha em 2017, sendo 619 ha de fruticultura, gerando uma renda de R$ 23 milhões/ano. Considerada agricultura periurbana (na transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas), sofre constante pressão imobiliária, logística e de competição por mão de obra. Diminuição de área permeável, menor recarga de lençol freático e pressão sobre os fragmentos florestais com efeitos negativos sobre a biodiversidade são as principais consequências, sendo necessárias políticas públicas que fortaleçam a agricultura periurbana. 

Conforme Alvarez, o aumento da idade média dos agricultores e o crescente êxodo rural dos jovens nas últimas décadas indica necessidade de maior empenho da governança voltado ao público jovem, incentivando sua participação mais ativa nas medidas de sustentabilidade e na inclusão digital. 

“Há uma dificuldade de as propriedades agrícolas recuperarem suas áreas destinadas à preservação ambiental. Para fortalecer a agricultura em termos de novas possibilidades de mercado e incremento da produção preservando os mananciais hídricos, as políticas públicas de incentivo devem ser implementadas e, neste contexto, programas voltados a jovens rurais são imprescindíveis”, enfatiza o pesquisador.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ods15ods8ods11