28/03/23 |

Primeiro Fórum Soja Baixo Carbono será realizado na ExpoLondrina 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Soja e as empresas apoiadoras do Programa Soja Baixo Carbono  (PSBC) realizarão neste dia 11 de abril, a partir das 8h15, o 1º Fórum Soja Baixo Carbono, no Pavilhão Smart Agro, durante a Expo Londrina, em Londrina (PR). Este Fórum marca o início das atividades conjuntas entre a Embrapa e as empresas apoiadoras do PSBC: Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM, UPL), que buscam com esta iniciativa agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global.

Durante a solenidade de abertura, será assinado o termo de compromisso entre as organizações que estão construindo as diretrizes do protocolo SBC. “Estamos em consonância com as demandas mundiais de redução das emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos”, declara o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. “Neste sentido, entendo ser preciso um esforço de inovação setorial para estimular a mitigação, o sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono no processo produtivo de soja. Nossa proposta é reconhecer os produtores rurais brasileiros que já vem utilizando as tecnologias sustentáveis, assim como ampliar a adoção de sistemas pautados pela sustentabilidade”, defende Nepomuceno.


Para abordar as oportunidades, as perspectivas e as tendências de produção no âmbito da agricultura de baixo carbono, o Fórum contará com a palestra da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fabiana Villa. A programação técnica estará composta também da palestra sobre o Programa Soja Baixo Carbono, tema a ser abordado pelo pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi. O pesquisador irá descrever os principais desafios técnicos encontrados no processo de inovação que engloba a construção da certificação da soja produzida em sistemas sustentáveis no Brasil. Outro destaque da programação do Fórum Soja Baixo Carbono será o Talk show com a participação de sete representantes da cadeia produtiva da soja: Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM, UPL. A proposta é que os participantes compartilhem as estratégias que vêm adotando em termos de sustentabilidade nos sistemas de produção, assim como descrevam sua participação na construção de um protocolo de boas práticas agrícolas brasileiro e ainda de que forma o Programa Soja Baixo Carbono poderá contribuir com os avanços de todos os elos da cadeia produtiva da soja. 

 

PROGRAMAÇÃO             
         
8h15 – Recepção
8h30 – Abertura
9h – Palestra Abertura
- Oportunidades, perspectivas e tendências para uma Agricultura de Baixo Carbono – Fabiana Villa, MAPA

10h – Apresentação
- Programa Soja Baixo Carbono: desafios técnicos e a jornada de inovação em certificação de sustentabilidade – Henrique Debiasi, EMBRAPA SOJA

10h30 – Intervalo
10h45 TALK SHOW 
"Sustentabilidade, inovação setorial e estratégia de negócio nas cadeias de valor: a visão das empresas sobre o Programa Soja Baixo Carbono" 
. Embrapa: Alexandre Nepomuceno, chefe geral da Embrapa Soja
. Bayer: Fabio Passos, Diretor de Carbono para a América Latina
. Bunge: Pamela Moreira, Gerente de Sustentabilidade América do Sul
. Cargill: Letícia Kawanami, Diretora para Sustentabilidade para Latam
. Coamo: Aquiles Dias, Diretor de Suprimentos e Assistência Técnica
. Cocamar: Renato Watanabe, Gerente Executivo
. GDM: Tiago Gonçalves, gerente global de novos negócios
. UPL: Rogerio Melo, gerente de carbono e sustentabilidade
Moderação: Giovani Ferreira, jornalista e diretor de conteúdo do Canal Rural.
12h30 ENCERRAMENTO

SERVIÇO 
Evento: 1° Fórum Soja Baixo Carbono
Data: 11 de abril de 2023
Horário: 8h15 às 12h30
Local: Pavilhão Smart Agro/ Expo Londrina – Parque de Exposições Ney Braga, Londrina (PR)

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoembrapa-soja