29/03/23 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Projeto de Hortas Pedagógicas (PHP) passa a fazer parte de rede com atuação na América Latina e Caribe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Taciano Cesar da Silva

Taciano Cesar da Silva - Principais publicações vinculadas ao curso de Gestão de Hortas Pedagógicas

Principais publicações vinculadas ao curso de Gestão de Hortas Pedagógicas

Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, o PHP ganhou o reconhecimento da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) e apoio do governo federal para sua consolidação como política pública de promoção e acesso a uma alimentação saudável nas escolas.

O Projeto de Hortas Pedagógicas (PHP), desenvolvido a partir de parceria entre a Embrapa Hortaliças e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), passou a integrar desde o dia 13 de março último a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), que atua na América Latina e Caribe promovendo cursos de capacitação e ações de intercâmbio, além de promover assistência técnica envolvendo temas relacionados aos programas de alimentação escolar. 

Criada em 2018 pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a RAES conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)

Nesse contexto, a inclusão do projeto na rede reforça o papel desempenhado pelo curso EaD Gestão de Hortas Pedagógicas, concebido a partir da ideia de possibilitar um maior acesso às ferramentas estabelecidas dentro do PHP e que seguem a metodologia “Escolas Sustentáveis”, desenvolvida na esfera da parceria FAO-Brasil. Até o momento, mais de quinze mil pessoas foram capacitadas pelo curso, tornando-se gestores do projeto em todo o Brasil.

“A publicação do PHP na RAES fortalece as ações que o governo brasileiro vem implementando no âmbito da cooperação técnica internacional e torna possível a disseminação do conhecimento gerado em prol da segurança alimentar e nutricional de comunidades escolares”, avalia Kelliane Fuscaldi, coordenadora-geral de Educação Alimentar e Nutricional do MDS.

Na mesma linha de pensamento, a analista Guida Gorga, que coordena as atividades no campo de ação da Embrapa e, por conseguinte, do curso na modalidade EaD, fazer parte da RAES representa um reconhecimento da relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2018 e que passa a ter desdobramentos. “De acordo com estudos realizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o PHP se insere entre os que serão consolidados e fortalecidos no governo federal, decisão que se estende ao projeto de Agricultura Urbana e Periurbana, envolvendo a Embrapa e instituições parceiras”, anota a analista.

Além dessa questão, a consolidação do apoio do MDS - aliado ao pertencimento à RAES - também amplia o escopo de atuação do projeto, com a adição de novos conteúdos no curso, já a partir de 2023. “Vamos ter novos tópicos focados na maior interação com os professores para que utilizem a horta pedagógica como recurso didático de fato, com o objetivo de ampliar o conteúdo do curso e aperfeiçoar a sua performance na nossa plataforma”, sublinha Gorga.

PROJETO

Fruto de parceria entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social, o Projeto Hortas Pedagógicas foi desenvolvido com o objetivo de estimular o consumo de hortaliças pelos estudantes e suas famílias, a partir de uma construção coletiva em torno da implantação de hortas nas escolas, envolvendo diferentes atores da comunidade escolar – alunos, gestores, professores, nutricionistas e merendeiras. 

A etapa-piloto do projeto foi implantada em 2019 em quatro escolas, nos municípios de São Luís (MA) e José de Freitas (PI), localidades escolhidas por apresentarem baixos níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), utilizado para aferir o grau de desenvolvimento de uma localidade nas questões de educação, saúde e renda.

A experiência exitosa nessas cidades, com o engajamento de instituições e comunidades locais, passou a ser estendida para todo o Brasil por meio do curso de Educação a Distância “Gestão de Hortas Pedagógicas”, que torna possível o acesso a todos os materiais e vídeos que fazem parte do PHP. 

As inscrições gratuitas são realizadas pelo portal e-campo da Embrapa (www.embrapa.br/e-campo). Com isso, o curso de oferta contínua passou a representar um ponto de partida para processos de educação alimentar e nutricional e para a adoção de novos hábitos alimentares, saudáveis e sustentáveis, com a inserção dos produtos das hortas no cardápio escolar.

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mdsembrapahortas-pedagogicashortas-escolares