30/03/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Delegações cubana e guatemalteca estreitam relações com a Unidade de Pesquisas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Na Estação Experimental Cascata, a delegação conheceu o método de pesquisa participativa aplicada em agroecologia e agricultura familiar.

Na Estação Experimental Cascata, a delegação conheceu o método de pesquisa participativa aplicada em agroecologia e agricultura familiar.


No dia 22, a Embrapa Clima Temperado recebeu uma missão de Cuba e da Guatemala - incluindo representantes do parlamento, da universidade e do movimento dos agricultores e indígenas, pesquisadores e extensionistas rurais dos dois países - para uma visita institucional com foco em pesquisas em Agroecologia e Agricultura Familiar. O grupo veio acompanhado por diversas lideranças estaduais e também de outros estados brasileiros, ligadas ao Movimento Sem Terra (MST). 

O grupo foi recepcionado pela equipe de pesquisa de sistemas de produção de base ecológica, na Estação Experimental Cascata (EEC), uma das bases físicas da Unidade de pesquisas centrada em estudos da agricultura familiar. A visita na Estação ocorreu pela oportunidade dos visitantes cumprirem agenda para conhecimento da produção de sementes agroecológicas de hortaliças junto a Bionatur/Conaterra, sediada no município de Candiota, parceira da Embrapa. 

Na EEC, o grupo ouviu os relatos sobre pesquisas com conservação in situ, ex situ e on farm de recursos genéticos, bioinsumos, fruteiras de clima temperado, grãos, hortaliças, agroflorestas, restauração ecológica e agroenergia, entre outros temas.

 Ao final do encontro foi sinalizada a intenção de estreitar ações entre as distintas instituições através do estabelecimento de contratos de cooperação técnica. O interlocutor do grupo foi o pesquisador Irajá Ferreira Antunes e contou com a presença de Gustavo Heiden, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento.

 

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens