30/03/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Emenda parlamentar viabiliza veículo para pesquisa agropecuária da Embrapa Clima Temperado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lucian Brum

Lucian Brum - Entrega das chaves do veículo Oroch foi feita pelo deputado Daniel ao supervisor do SIL, Alexandre Franco. Na foto, estão: Gustavo Heiden (Chefe de P&D), Carlos Leandro Barneche (Chefe-Adjunto de Administração) e Germani Concenço (Chefe-adjunto de TT).

Entrega das chaves do veículo Oroch foi feita pelo deputado Daniel ao supervisor do SIL, Alexandre Franco. Na foto, estão: Gustavo Heiden (Chefe de P&D), Carlos Leandro Barneche (Chefe-Adjunto de Administração) e Germani Concenço (Chefe-adjunto de TT).

 

No dia 24 de março, o deputado federal Daniel Trzeciak, do PSDB, fez a entrega oficial do automóvel Oroch adquirido através de Emenda Parlamentar, no valor de 200 mil reais, direcionada a aplicação de suporte às ações de pesquisa e transferência de tecnologias da Embrapa Clima Temperado. Além do automóvel também foram comprados um notebook, sete access points WIFI e mais uma controladora de rede WIFI. O ato ocorreu na sede da Empresa, em Pelotas, contando com a presença da Gestão da Unidade de Pesquisas e assessores do parlamentar.

chefe adjunto de Administração, Carlos Leandro Barneche, agradeceu a presença do deputado federal e por ter concedido esta emenda, que possibilitou um reforço ao orçamento da Embrapa Clima Temperado, pois com as dificuldades orçamentárias dos últimos anos, as Emendas recebidas são um reforço fundamental para as ações da Unidade. “A falta de recursos na hora de executar as atividades de projetos é prejudicial para a obtenção dos resultados finalísticos planejados, por isso precisamos contar com as emendas parlamentares”, justificou. Barneche lembrou que a Embrapa tem feito muito pela sociedade e precisa fazer ainda mais e conta com o apoio dos representantes do povo para que a Unidade receba novas Emendas e a Embrapa tenha o seu orçamento anual reforçado. Além disso, apresentou ao parlamentar a possibilidade de realização de novos projetos, que atendam as necessidades locais e regionais, através da descentralização de recursos federais por meio de Termos de Execução Descentralizada(TED´s) dos Ministérios.

Os recursos enviados por Trzeciak inicialmente seriam destinados para construir uma nova ponte sobre o arroio Padre Doutor, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), base física da Empresa que divide área junto ao campus da UFPel, no Capão do Leão. “A ponte tem um orçamento de mais de 1 milhão de reais. Fizemos licitação para contratar a execução parcial da ponte. Porém, esta ficou deserta, sem o interesse de licitantes, o que nos fez redirecionar os recursos para outras necessidades de aquisições”, explicou Barneche.

“Temos o entendimento, e sabemos das implicações dos recursos do Governo na atualidade, mas ficamos satisfeitos que a nossa emenda ajudará em outras frentes dentro da evolução das pesquisas feitas pela Embrapa Clima Temperado.Vejo que as pessoas desconhecem as pesquisas que são geradas aqui, e a região tem pessoas empreendendo e com alto potencial de desenvolvimento. Se há empreendimentos, há pessoas, e há pesquisas, então precisamos reconhecer a importância da Embrapa”, enfatizou Trzeciak.

Renovação da frota de veículos

A última grande aquisição de veículos foi feita em 2013, restando uma frota antiga e com necessidades de manutenção. Segundo o supervisor do Setor de Gestão da Infraestrutura e Logística (SIL), Alexandre Franco, no segundo semestre de 2022 foram adquiridos três veículos para renovação da frota.

O momento da entrega do veículo e equipamentos foi acompanhado também pelos vereadores David Martins e Lelei Quevedo, da bancada do PTB, do Capão do Leão.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens