31/03/23 |

Conheça o calendário de floração de plantas no Semiárido para alimentação de abelhas-sem-ferrão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcelino Ribeiro

Marcelino Ribeiro - Abelha-branca sem ferrão

Abelha-branca sem ferrão

A Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) disponibiliza aos produtores da região o calendário de plantas meliponícolas, ou seja, que são fontes de alimento (pólen e néctar) para as abelhas-sem-ferrão. O calendário contém a época de floração, o nome popular e científico das plantas, se são nativas ou não, sua família, bem como informações sobre os recursos oferecidos. Faça o download do calendário AQUI .

Fruto dos estudos realizados pela Embrapa e parceiros, a listagem conta com 62 espécies de plantas visitadas por abelhas-sem-ferrão nativas do Vale do São Francisco, tais como a mandaçaia (Melipona mandacaia) e a abelha-branca (Frieseomelitta doederleini). Devido à ausência de ferrão, essas abelhas são menos agressivas, permitindo a criação mesmo em áreas urbanas, sem risco de acidentes ou ataques a pessoas.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Márcia de Fátima Ribeiro, a meliponicultura, que é a criação das abelhas-sem-ferrão, pode ser uma boa opção de atividade econômica para a agricultura familiar. No entanto, a manutenção dessas colônias no Semiárido precisa ser bem planejada para que se obtenha sucesso e retorno financeiro. Isso porque durante a época mais seca, que compreende o período de novembro a abril, a maior parte das plantas fica sem flores, deixando de fornecer alimento para as abelhas.

“É importante que o produtor entenda quais plantas são mais indicadas para a alimentação das abelhas e em quais períodos essas plantas emitem flores. Dessa forma, ele poderá realizar a instalação de meliponários em locais mais apropriados, com presença de plantas que floresçam em diferentes épocas, para que as colmeias tenham alimento constante durante todo o ano”, ressalta Ribeiro.

A pesquisadora completa que outra possibilidade é o incremento do pasto meliponícola com o plantio das espécies relevantes. “O importante é que exista uma diversidade e abundância de espécies, de tal forma que sempre haja alguma oferta de alimento para as abelhas na natureza”, completa.

Acesse: Calendário de plantas para abelhas-sem-ferrão: Submédio do Vale do São Francisco

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

semiaridoabelha-sem-ferraoabelha