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Estudantes de Ipameri aprendem sobre agricultura sustentável em dia de campo na Fazenda Santa Brígida

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Foto: Breno Lobato

Breno Lobato - Fazenda Santa Brígida recebeu mais de 100 alunos de escolas municipais de Ipameri

Fazenda Santa Brígida recebeu mais de 100 alunos de escolas municipais de Ipameri

A Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), abriu a porteira para que mais de 100 estudantes do Ensino Fundamental de três escolas da rede municipal local pudessem experienciar como a agricultura pode, ao mesmo tempo, produzir alimentos e preservar o meio ambiente. Com idades entre nove e 11 anos, alunos do Centro Municipal de Ensino e Treinamento João Marcelino, do Centro Integral de Educação Municipal Michele Santinoni e da Escola Municipal Demóstenes Cristino participaram de um dia de campo na manhã do dia 24 de março, evento promovido pela Rede ILPF e que contou com apresentações da equipe da Embrapa Cerrados (DF) e o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado.

Na primeira estação, o supervisor de Transferência de Tecnologia da Unidade, Sérgio Abud, falou sobre a sustentabilidade da agropecuária e a importância do campo para a cidade. Ele lembrou que a agricultura começou a se desenvolver a partir do crescimento da população humana – o homem aprendeu a cultivar e a colher observando a natureza e, em seguida, a armazenar o alimento, levando à criação das cidades. 

“Hoje, há muito mais gente nas cidades que no campo, que precisa produzir o alimento de forma que o ambiente consiga continuar produtivo para as gerações do futuro”, disse, destacando a importância de se fazer agricultura onde for possível e preservar os ambientes que não podem ser mudados de lugar, como a Floresta Amazônica e o Pantanal.

Abud lembrou que a população mundial deverá ser de quase 10 bilhões de pessoas em 2050, e o agricultor brasileiro tem a responsabilidade de alimentar o País e o mundo. Para que não falte alimento até lá, é preciso praticar uma agricultura sustentável, ou seja, que permite a produção agropecuária com preservação ambiental e geração de empregos. “Temos que entregar para as próximas gerações um ambiente igual ou, de preferência, melhor que o que temos hoje”, disse.

O supervisor destacou a importância da proteína na alimentação humana e que o Brasil é o maior produtor mundial de soja, leguminosa rica em proteína, assim como o feijão. Já o milho e o arroz são ricos em carboidratos. “Se misturarmos o milho com a soja ou o arroz com o feijão, temos um alimento rico em carboidrato e proteína. Precisamos também produzir e nos alimentar de frutas e verduras, alimentos reguladores, que farão o nosso organismo funcionar bem”, comentou.

Um desafio apontado por Abud é o controle das pragas que se alimentam das plantas que o ser humano consome. “Como hoje plantamos em larga escala, a população dessas pragas aumentou, e o homem passou a usar inseticidas, fungicidas etc. Se usarmos inseticida de forma desorganizada, vamos matar os insetos-pragas, mas também os inimigos naturais, que se alimentam desses insetos-pragas”, exemplificou. 

Ele salientou a importância do monitoramento da lavoura e do manejo integrado de pragas, estratégia que contempla diversas táticas como a rotação de cultivos e o controle biológico antes que se utilize produtos químicos. “Podemos usar o inseticida, mas temos que saber o momento certo e a quantidade certa de usá-lo. Dessa forma, não teremos o problema de matar os inimigos naturais e produziremos mais alimentos”, disse, acrescentando que os defensivos são formulados na dose recomendada para que não causem prejuízo aos inimigos naturais nem favoreçam a seleção de populações de pragas resistentes aos produtos. 

“Toda ação que o agricultor faz no campo tem que ser integrada. Biológico sempre, químico quando for necessário. Assim, nós que estamos na cidade receberemos um alimento saudável”, finalizou.

Importância do solo e o uso dos sistemas integrados

A pesquisadora Helenice Gonçalves apresentou o tema “Solo, substrato vivo: a interação da conservação do solo com a preservação da água”. “A vinda de vocês à fazenda é muito importante, porque vocês são os agentes do futuro. Vocês estarão em nosso lugar daqui a uns anos e são o nosso foco para que o mundo se torne um lugar melhor e mais sustentável”, disse aos estudantes, salientando a necessidade de garantir o futuro das próximas gerações.

Após pedir às crianças que fechassem os olhos e percebessem o ambiente à sua volta, a pesquisadora explicou a importância do solo. “Como ele está abaixo dos nossos pés, geralmente não prestamos atenção. Mas o solo é fundamental para tudo o que está aqui hoje exista. É dele que as plantas se alimentam e é das plantas que nós sobrevivemos”, disse.

A Fazenda Santa Brígida está localizada no Cerrado, segundo maior bioma do Brasil em extensão. Helenice apontou um aspecto importante do Cerrado para a produção de alimentos: “Estamos na estação chuvosa, quando ocorre o máximo da pujança da agricultura no Bioma. E a chuva é fundamental para que a agricultura seja bem praticada aqui. O agricultor que não tem condição de irrigar trabalha 100% dentro da estação chuvosa”. 

A pesquisadora enfatizou que o solo regula o ciclo da água. “A água da chuva precisa penetrar no solo, e em muitos locais ela não consegue achar uma entrada. Significa que o solo não está conseguindo absorvê-la. Isso é muito ruim para as plantas e para nós. Por isso, é preciso praticar uma agricultura sustentável”.

O solo apresenta três tipos de características fundamentais: física (corpo do solo), química (nutrientes) e biológica (microrganismos). Uma agricultura praticada de forma sustentável permite a saúde do solo nessas três dimensões. Nesse sentido, Helenice explicou que a fazenda adota sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com produção de madeira (árvores), capim, animais e culturas anuais como soja e milho.

“Potencializamos o uso da área utilizando os sistemas integrados. Quando o milho que vocês estão vendo for colhido, vai ficar o capim. Na seca, ele ainda estará verde e vai alimentar o gado. E, melhor ainda, os animais têm a sombra das árvores plantadas, que depois podem ser retiradas para uso da madeira e outros fins. Então, nessa mesma área, com tudo isso junto, o produtor consegue obter renda”, disse.

A pesquisadora apontou que práticas como o revolvimento do solo com arado, adotadas décadas atrás, não podem mais ocorrer. “Quando revolvemos o solo, ele fica exposto às chuvas, que criam buracos chamados voçorocas. Com isso, perdemos o solo. Levou 10 milhões de anos para que uma camada de 20 cm de solo fosse formada. Junto com essa camada de solo perdida, vai embora o adubo, que cai no rio e contamina a água, matando os peixes e o que mais houver nessa água, que depois vai para nossa casa. Então, o produtor consciente preserva a vida urbana”, argumentou.

Helenice citou a guerra na Ucrânia, que causou aumento no preço do adubo e, por consequência, encareceu os alimentos, para mostrar como a agricultura impacta nossas vidas. “Da mesma forma, se não preservarmos o Bioma Cerrado, vamos sentir mais calor, vai faltar água para nossa casa e nossos animais. A agricultura bem praticada interfere na vida urbana, por isso é importante vocês virem aqui conhecê-la”, afirmou, salientando que a agricultura sustentável é possível.

Plantio de mudas de espécies nativas e o papel das árvores

Na última estação, o engenheiro agrônomo Roberto de Freitas, consultor da fazenda, coordenou o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado, como ipê (amarelo, rosa, roxo e verde), cega-machado, sangra d’água e ingá de macaco, em uma área de recuperação ambiental da propriedade. Cada muda foi plantada por duas crianças.

Freitas explicou que os biomas contam com diferentes tipos de árvores, sendo que em cada um há regiões distintas, como matas de galeria e regiões mais altas, com espécies diferentes. “Cada bicho precisa de um tipo de árvore para se alimentar, e cada árvore precisa de um tipo de bicho para se reproduzir”, completou, citando o exemplo da cotia, que enterra parte das sementes das quais se alimenta, originando novas árvores. “Por isso, é importante, em cada lugar, plantar árvores que sejam do lugar, pois elas vão combinar com os bichos da natureza desse lugar. Tentamos, com isso, promover o equilíbrio”, concluiu.

O agrônomo também explicou que o local do plantio das mudas, próximo a um córrego, foi escolhido para recompor parte da mata original que foi derrubada e proteger o curso d’água. “Este lugar não deveria ter sido desmatado. Antigamente, a gente queria desmatar para plantar e não se preocupava com o que viria depois. Com o tempo, percebemos que isso foi um erro”, disse, citando problemas decorrentes, como as enchentes.

“Neste bosque, nem o gado entra mais. Além das mudas que vocês estão plantando, os bichos plantarão outras (com sementes), constituindo uma mata parecida com a que havia aqui”, anunciou, acrescentando que as árvores também precisam de outros animais, como borboletas e abelhas, para a polinização, o que permitirá a geração de frutos.

Ele lembrou que as águas do córrego abastecem a cidade de Ipameri. “Esta é outra razão de plantarmos as árvores aqui. Quando a mata cresce, a água das enxurradas entra no solo, é filtrada e chega limpa do outro lado. Além disso, essa infiltração, em vez de causar enchentes, vai fornecer água no período da seca. Há muitas minas d’água na beira desta mata e este plantio vai contribuir para preservar e aumentar essas minas”, explicou.

Freitas apontou, ainda, que a árvore, ao transpirar, retira água do solo e libera um vapor frio, que ameniza a temperatura ambiente. “Num inverno como o nosso, em que ficamos seis meses sem chuva, a árvore ajuda a controlar a umidade do ar”, completou o agrônomo.
Por fim, ele informou que os eucaliptos plantados na fazenda para o sistema de ILPF, apesar de não serem oriundos do Brasil, têm boa interação com a fauna local, além de reduzirem a pressão pelo desmatamento da mata nativa por fornecerem madeira.

Experiência gratificante

Segundo a proprietária da fazenda, Marize Costa, a ideia do dia de campo foi mostrar a alunos e professores que é possível produzir grãos, carne e preservar o planeta simultaneamente. “A gente se preocupa com a sustentabilidade da propriedade. Eles entenderam isso muito bem, gostaram do que viram e se divertiram”, disse a produtora. Ela destacou o caráter lúdico do plantio das mudas nativas do Cerrado: “As crianças se sentiram parte de um planeta com agricultura e pecuária sustentáveis e vão nos ajudar a conservá-lo. Além de inovadora, foi uma experiência muito gratificante”.

José Eustáquio da Cunha Júnior, diretor da Escola Municipal Demóstenes Cristino, demonstrou satisfação com o convite feito à instituição de ensino para participar do evento, uma vez que a proposta veio ao encontro dos projetos sustentáveis desenvolvidos na escola, envolvendo plantios de milho e feijão, reuso de água e produção de peixes. 

“Trazer nossos alunos muito nos agrada porque este é um ambiente com aspecto totalmente sustentável. Trabalhamos a parte teórica e com miniprojetos em que os alunos desenvolvem a parte prática, mas não com a amplitude daqui da fazenda. Fazê-los caminhar e ver as coisas acontecerem em um projeto grande, ter contato com o meio ambiente, a interação com o agro, o gado, o plantio da soja e do capim e a preservação da água é muito gratificante”, afirmou o diretor.

Professora do Centro Integral de Educação Municipal Michele Santinoni, Denia Machado ficou contente por ter sido convidada a levar 20 alunos da 5ª série do Ensino Fundamental à Fazenda Santa Brígida. “Embora a gente more no interior, é uma experiência muito nova para os alunos e para nós. É algo que sai da sala de aula e nos traz para a realidade”, disse. “Eles vão embora hoje com aquele ‘gostinho de quero mais’, com vontade de cuidar mais do ambiente, da terra, dos animais, além do empreendedorismo, pois já temos um projeto na escola e agora eles viram que dá para unir o custo e o benefício da agricultura ao meio ambiente de uma maneira saudável”, completou.

Damares de Siqueira, Matheus Morais e Lucas Gabriel de Farias, alunos de Denia, curtiram a experiência do dia de campo, sobretudo o plantio das mudas. Damares, de 10 anos, ficou muito feliz quando soube do dia de campo. “Amo fazenda, gosto das árvores, pássaros, animais. Gostei mais da estação em que plantei com minha dupla um ipê amarelo e da estação que fala do solo, da natureza, da agricultura. Todos que puderem devem vir aqui, porque é muito legal saber mais sobre a natureza e a agricultura”, contou. 

Já Matheus plantou uma muda de ingá de macaco. “Quero voltar aqui um dia para ver essa árvore grande”, afirmou o estudante de 10 anos. “Aprendi muitas coisas da fazenda e vou levar isso no meu coração. Achei muito gostoso (plantar a muda), podíamos fazer mais disso. Quero voltar depois para ver todas as mudas que nós plantamos”, disse Lucas, de 11 anos, que sonha em montar uma fazenda para a avó quando crescer.

Visão positiva do agronegócio

O evento contou com o apoio da associação De Olho no Material Escolar, por meio do projeto “Vivenciando a Prática”. A entidade busca fazer a ponte entre o setor agropecuário e a sociedade em geral, buscando ampliar o conhecimento de jovens e crianças sobre o agronegócio por meio da atualização do material escolar baseada em conteúdo científico. Um estudo feito pela associação mostrou que 60% do material didático escolar brasileiro está comprometido com um olhar negativo sobre a agricultura.

Luciana Basto, integrante da entidade, destaca que o sistema educacional pode contribuir para o agronegócio, e que eventos como o dia de campo na Fazenda Santa Brígida ajudam a desmistificar o que acontece dentro das porteiras. “Precisamos que os professores e os alunos tenham uma visão positiva, e é isso que queremos levar com o projeto, mostrando que ninguém no agronegócio quer desmatar ou aplicar defensivos de forma equivocada, mas entregar um alimento limpo e saudável para a população”, afirmou.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

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