01/06/23 |   Melhoramento genético  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção animal  Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta tecnologias para nutrição e reprodução animal na Festa do Bode Rei

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Adilson Nóbrega

Adilson Nóbrega - Stand da Embrapa na Festa demonstrará kit para Técnica Embrapa de Inseminação Artificial Transcervical em Caprinos

Stand da Embrapa na Festa demonstrará kit para Técnica Embrapa de Inseminação Artificial Transcervical em Caprinos

Tecnologias para otimizar a nutrição e facilitar reprodução e melhoramento genético de caprinos serão apresentadas pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) em stand institucional durante a Festa do Bode Rei, que acontece de 2 a 4 de junho em Cabaceiras (PB). No espaço, que será compartilhado com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), serão demonstrados o Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri) e kit para aplicação da Técnica Embrapa de Inseminação Artificial Transcervical em Caprinos.

Os participantes da Festa do Bode Rei poderão conhecer a unidade móvel do Assessonutri, serviço desenvolvido pela Embrapa que oferece recomendações para ajuste nas dietas dos rebanhos a partir de informações de consumo de nutrientes identificados pela análise de fezes dos animais. Na Paraíba, o Assessonutri está em funcionamento, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - campus Sumé, atendendo a produtores da região do Cariri Paraibano, com boletins trimestrais de orientação nutricional a partir das informações obtidas em coletas de amostras em rebanhos da região. 

A Técnica Embrapa de Inseminação Artificial Transcervical tem como objetivo otimizar os resultados de inseminação, ao realizar esta prática com as cabras na mesma posição da estação de monta. A Técnica contribui com o bem-estar animal e favorece uma melhor deposição de sêmen no útero das fêmeas, além de facilitar o trabalho dos inseminadores, reduzindo esforço e tempo no processo.

Esta Técnica será utilizada, na Paraíba, pelos técnicos e produtores rurais do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa (Capragene®), que, em sua segunda fase, iniciada em 2020, chega à região Nordeste do país. A expectativa é disseminar material genético de qualidade nos rebanhos participantes na Paraíba e Pernambuco e, inclusive, promover conexão com os participantes do Capragene® na região Sudeste do país, onde o programa atua há 17 anos.

“A inseminação artificial é uma das principais ferramentas do melhoramento, por facilitar que cada rebanho possa contar com sêmen de reprodutores selecionados, para uma conexão genética mais forte”, destaca Olivardo Facó, pesquisador da área de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Em 2022, um grupo de 20 pessoas, entre técnicos e produtores rurais, da região da divisa entre Paraíba e Pernambuco, foi capacitado pela Embrapa para atuar como inseminadores no Programa. Ainda neste ano está prevista uma nova capacitação para os produtores rurais participantes do Capragene® na região Nordeste (atualmente, cinco produtores na Paraíba e dois em Pernambuco), além de uma ação de inseminação nesses mesmos rebanhos. 

No stand, a Embrapa também apresentará o material de cartilhas e vídeos com recomendações técnicas desenvolvido a partir da atuação da Embrapa no Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). As cartilhas e os vídeos podem ser acessados gratuitamente a partir dos links abaixo.

Vídeos – https://www.youtube.com/playlist?list=PLoelF-OuDCfEu_Bu2taXmTusC_FGrXzgm

Cartilhas - https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/publicacoes/cartilhas

 

Entrega de reprodutores

A equipe da Embrapa também realizará, junto aos produtores participantes do Capragene®, a entrega de bodes selecionados como reprodutores para melhoramento genético dos rebanhos. Os animais se integrarão a propriedades rurais do Programa, onde serão reprodutores nas estações de monta e também terão sêmen coletado para disseminação do material genético para outros rebanhos, via inseminação artificial. O objetivo é promover o melhoramento dos rebanhos, gerando crias com melhor aptidão para produção de leite de cabra.

Segundo o pesquisador Olivardo Facó, os animais foram avaliados e escolhidos de acordo com os indicadores de mérito genético - o melhor potencial para transmitir característica de aptidão para produção de leite às suas crias. Todos os animais possuem registro genealógico e foram aprovados em exames para verificar condição sanitária e fertilidade.

“Eles ficarão em criatórios que já exercem efeito multiplicador, fornecendo matrizes e reprodutores para outras propriedades na região. Selecionamos criadores com este perfil”, explica Facó. A etapa seguinte, de acordo com o pesquisador, será avaliar, no futuro, o desempenho das crias destes animais na produção de leite.

O Capragene® tem como objetivos subsidiar o controle sanitário e a segurança da multiplicação de material genético em rebanhos de caprinos leiteiros, por meio da seleção assistida por marcadores, além de expandir o uso das ferramentas de reprodução assistida, com treinamento de técnicos e produtores para inseminação artificial.

 

Festa do Bode Rei

Organizada pela prefeitura de Cabaceiras (PB), a Festa do Bode Rei terá, além dos stands, apresentações culturais, exposições, feira de artesanato, concursos e atividades gastronômicas. Mais informações: https://cabaceiras.pb.gov.br/turismo/boderei/

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

caprinosmelhoramento-geneticoassessonutriinseminacao-artificialeventopdhccaprageneeventos

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Metodologia: Procedimento informatizado