04/06/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta tecnologias na BA Farm Show

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa estará presente na Bahia Farm Show. A maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do Brasil começa na próxima terça-feira (6) e segue até sábado (10), em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento é realizado pela Aiba e pelo Instituto Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia). Serão apresentadas na feira especialmente tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, Embrapa Algodão, Embrapa Hortaliças e Embrapa Meio Ambiente.

No estande da Embrapa os visitantes poderão conferir uma vitrine com cultivares de soja e de algodão. Será apresentada a cultivar de soja BRS 8383 IPRO, desenvolvida pela Embrapa Cerrados em parceria com a Fundação Bahia. Selecionada nas condições do Oeste baiano, é uma variedade de ciclo médio (120 a 134 dias), hábito de crescimento indeterminado, com alto teto produtivo e estabilidade de produção mesmo em condições de seca e elevadas temperaturas, demonstrando grande rusticidade. É indicada para plantio na região do MATOPIBA (Cerrado do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia) e em Mato Grosso.

Também será apresentada a cultivar transgênica de algodoeiro BRS 600 B3RF, desenvolvida por meio da parceria Embrapa-IST Brasil (International Seed Technology Brasil). O material possui resistência a um amplo espectro de espécies de lagartas e tolerância ao herbicida glifosato. É de porte e ciclo médios, com destaque para a rápida formação de frutos nos terços inferior e médio da planta. Possui adaptação aos ambientes do Cerrado e da Caatinga, com indicação de uso em todos os estados produtores, seja em cultivo em safra ou safrinha. É uma cultivar de elevado potencial produtivo, podendo superar 7000 kg/ha de algodão em caroço, com rendimento de fibra médio de 41% e fibras que atendem plenamente os padrões exigidos pelo mercado. A cultivar será disponibilizada aos produtores pela IST Brasil. 

No estande da Embrapa também será apresentado o bioinsumo Auras, feito a partir da bactéria Bacillus aryabhattai. O produto é capaz de reduzir os efeitos causados pelas estiagens prolongadas, minimizando riscos e expressando o potencial das lavouras. Já é usado no milho para combater o estresse hídrico nas plantas e está sendo testado em culturas como soja e feijão. Tecnologia resultante de mais de 12 anos de pesquisa, foi desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em parceria com a empresa NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola (Patos de Minas, MG) e não tem concorrentes registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Já a Embrapa Hortaliças vai apresentar o biofertilizante para aplicação foliar à base de nanopartículas de carbono (Arbolina). O produto possui propriedades potencializadoras da atividade fotossintética para aumento da eficiência dos sistemas produtivos. Composto principalmente por carbono (47%), nitrogênio (17%) e hidrogênio (4%), tendo como base a nanotecnologia Arbolina, o bioestimulante é indicado para a produção de tomate e morango, podendo ser aplicado via pulverizações foliares. Um representante da empresa Krilltech, parceira nessa tecnologia, estará presente na feira para detalhar os benefícios para o público.

No estande também haverá a divulgação de informações relacionadas a forrageiras, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), pitayas e maracujá. Pesquisadores e técnicos estarão à disposição dos interessados para tirar dúvidas sobre as tecnologias. O espaço contará ainda com uma equipe técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que poderá repassar informações sobre os programas referenciais do órgão, especialmente àqueles vinculados à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo. 

 

Serviço:
Bahia Farm Show 2023
Complexo Bahia Farm Show 
Rodovia BA 020/242, km 535, Luís Eduardo Magalhães, BA

Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Cerrados
Com informações da Embrapa Algodão, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: 33889945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

bahia-farm-show