05/06/23 |   Comunicação  Código Florestal

Restauração florestal é abordada em dois vídeos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A restauração florestal é tema de dois vídeos que a Embrapa Amazônia Oriental apresenta neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O conceito aponta para a recuperação de serviços ambientais, como a disponibilidade de água e qualidade do solo, que foram afetados pelo desmatamento nas propriedades rurais. Os conteúdos foram criados para apoiar as atividades de capacitação promovidas pela Embrapa dentro do Programa Territórios Sustentáveis, do governo do Pará. 

O primeiro vídeo, de cunho conceitual, aborda o que é a restauração florestal e as diferentes estratégias que o produtor pode adotar para recuperar os serviços que a natureza oferece. De acordo com a pesquisadora Joice Ferreira, quando a propriedade dispõe de uma floresta, há uma melhor qualidade da água, dos solos e dos polinizadores. “Por exemplo, diversos estudos já demonstraram que a proximidade de áreas de floresta aumenta a polinização e, portanto, a produção de frutos nos cultivos de açaí”, afirma. 

 

 

Já o segundo vídeo apresenta um agricultor e sua família como personagens de uma animação. Nessa história, Seu João é um dos pioneiros que ocupou um lote na Amazônia, fez uso do desmatamento para produzir e, anos depois, se vê numa situação de impasse. A fertilidade do solo diminuiu, falta água e até os frutos nativos da região já não se encontram na sua propriedade. A solução vem com a ajuda de um técnico da extensão rural que orienta a recuperação áreas de preservação permanente da propriedade com espécies florestais e frutíferas. 

 

 

 

Territórios Sustentáveis - Coordenado pelo governo do Pará, o programa Territórios Sustentáveis tem por objetivo levar à região dos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte uma série de ações para promover o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, coube à Embrapa oferecer capacitações em uma série de tecnologias sustentáveis para o território. O público foi cerca de 50 técnicos ligados aos órgãos estaduais e às prefeituras dos municípios envolvidos no programa. 

De 2021 a 2022, além de restauração florestal de propriedades rurais, eles receberam conteúdos teóricos e práticos nas temáticas manejo e conservação dos solos, recuperação de pastagens, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistemas agroflorestais e recuperação florestal. 

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Bruno Giovany, essa foi a primeira experiência do centro de pesquisa em oferecer uma série de capacitações sob o regime de contratação. “O trabalho nos possibilitou expertise para conduzir iniciativas semelhantes e novos contratos para atender públicos de outras regiões podem vir a ser firmados”, avalia.

 

Vinicius Soares Braga (MTb 12.416/RS)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1192

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/