05/06/23 |

Sepror e Embrapa realizam workshop da cadeia produtiva da castanha em Tefé

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lúcio Cavalcanti

Lúcio Cavalcanti - Workshop promoverá a discussão da cadeia produtiva da castanha

Workshop promoverá a discussão da cadeia produtiva da castanha

Visando o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado, o I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, realizado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), terá continuidade em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), abordando a cadeia produtiva da Castanha, na sexta-feira (09/06) e sábado (10/06).

O evento tem como objetivo unir os elos produtivos da cadeia, proporcionando um intercâmbio de conhecimento técnico e gerencial aos participantes e com a interação do público envolvido, capitaneando as demandas pertinentes às suas necessidades rurais e encaminhar as informações debatidas, em um plano de ação estratégico para todo o setor produtivo.

No primeiro dia, a programação é voltada para discussões técnicas e, o segundo dia para uma visita técnica, direcionadas em ações no campo, utilizando os processos desenvolvidos pelos pesquisadores, colocado em prática junto aos produtores.

Dia 9/6, o evento inicia às 7h30, com a recepção aos participantes, tendo na sequência a palestra “Tecnologias Embrapa para a Cadeia Produtiva da Castanha”, a ser apresentada por  Roberval Monteiro Bezerra de Lima, pesquisador da Embrapa. Em seguida haverá um momento para troca de experiências e a apresentação da Metodologia de Promoção de Cadeia de Valor Instituto Acariquara.

Na parte da tarde, acontecerá dinâmica de grupo, degustação de produtos feitos com castanha e construção coletiva de uma proposta de atuação da cadeia de castanha e apresentação dos resultados.  Dia 10/6, a programação começará às 7h30 com  visita técnica na Agropecuária Jutica.

 

Workshops

No mês de maio já foram realizados os workshops das cadeias produtivas da Banana e do Cupuaçu, e tiveram mais de 150 participantes, entre eles produtores, empresários e técnicos de instituições privadas e governamentais, para desenvolvimento destas cadeias produtivas no Estado.

Logo após a cadeia da castanha, serão abordadas as cadeias produtivas do açaí, abacaxi, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária e estão sendo planejados por pesquisadores da Embrapa, e técnicos do Sistema Sepror - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf); e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), para apresentar aos empreendedores rurais novas tecnologias e sistemas de produção inovadores desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa.

 

Maria José Tupinambá com informações da Assessoria da Sepror
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

workshopcastanhatefe