05/06/23 |   Comunicação  Gestão Estratégica

Sessão legislativa no Acre homenageia os 50 anos de atuação da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sérgio Vale

Sérgio Vale -

Na quinta-feira, 1º de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) homenageou a Embrapa pelas suas cinco décadas de atuação. A sessão solene comemorou meio século de inovação, pesquisa e desenvolvimento agropecuário e contou com a presença de gestores de instituições públicas e privadas, representantes do setor rural e florestal, pesquisadores, agricultores parceiros e membros da comunidade científica.

Reconhecida como uma das principais instituições de pesquisa do país, a Embrapa desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias agropecuárias sustentáveis para melhoria da produtividade no campo. Desde sua fundação, em 1973, a empresa tem sido responsável por avanços significativos em diversas áreas do setor agropecuário e florestal, que promoveram o desenvolvimento socioeconômico do Acre e demais estados do Brasil.

“A Embrapa contribui não só com o Brasil, mas com toda a humanidade. As tecnologias e práticas agropecuárias desenvolvidas pela empresa têm contribuído até com a erradicação da fome na África. Fico honrado por ter sido escolhido para propor essa homenagem e faço um cumprimento especial aos trabalhadores da empresa, que desenvolvem as atividades que tanto beneficiam a agricultura e o agronegócio brasileiro. Isso é algo que a sociedade tem que conhecer melhor”, disse o propositor da solenidade, deputado Pedro Longo, em seu discurso. 

O chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena, fez um balanço das conquistas da empresa ao longo das últimas décadas, com destaque para os desafios enfrentados e perspectivas futuras. “Esse é um momento marcante para a nossa empresa. Em abril de 1973, quando a Embrapa foi criada, o Brasil era conhecido como produtor apenas de determinados produtos, sendo necessário modernizar a produção agrícola no país. Não havia conhecimento suficiente para apoiar a extensão rural e garantir uma agricultura competitiva. O desempenho que temos hoje, é resultado de um trabalho conjunto. Foram muitos avanços ao longo desses 50 anos de história”, ressaltou.

A Embrapa, ao longo de sua trajetória, tem sido reconhecida por seu compromisso com a inovação e a transferência de tecnologias para o campo. No Acre, o desenvolvimento de programas e projetos tem contribuído para disponibilizar tecnologias sustentáveis, para a preservação ambiental e promoção da qualidade de vida de agricultores e pecuaristas.

A supervisora de gestão da informação de relacionamento institucional e governança da Embrapa Sede (Brasília/DF), Alessandra Rodrigues da Silva, que veio ao Acre prestigiar a solenidade, lembrou a cultura de vanguarda da instituição, pautada em investimentos na qualificação de seu corpo técnico, que proporcionou um salto tecnológico e modernizou a produção agrícola do País. "À época da criação da Embrapa, o Brasil importava boa parte dos produtos que consumia. Para mudar essa realidade, era necessário contar com uma instituição capaz de gerar conhecimentos e inovação para um novo modelo de agricultura tropical. Nos primeiros anos de sua existência, a Embrapa enviou mais de mil pesquisadores para as melhores escolas de agricultura do mundo para, a partir daí, forjar uma política nacional de desenvolvimento agropecuário”, afirmou.

A gestora enfatizou, ainda, que, 50 anos depois, o Brasil é considerado uma das maiores potências agrícolas mundiais. Além desses investimentos, a parceria com outras instituições como universidades e organizações estaduais de pesquisa e extensão rural, abriu caminho para um setor produtivo ágil e empreendedor no Brasil. “Os resultados desse esforço coletivo estão nos alimentos que chegam à nossa mesa, nas vestimentas, em medicamentos, combustíveis renováveis e outros aspectos do cotidiano do brasileiro. Temos motivos para celebrar e nos orgulhar. Parabéns a cada empregado, que de diferentes formas, contribuiu para essa trajetória de sucesso. Estarmos no Acre, hoje, comemorando o cinquentenário da Embrapa, é um grande privilégio. Agradecemos a todos os parceiros e recebemos com muita honra e alegria essa homenagem”, finalizou.

Parcerias e homenagens

Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Estado da Agricultura, José Luis Tchê; a prefeita de Rio Branco em exercício, Marfiza Galvão; o superintendente do Mapa no Acre, Paulo Felipe Trindade; o vice-presidente do Sindicato de Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária, Francisco Roberto Vieira; o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez; o superintendente do Senar/Acre Mauro Marcelo de Oliveira; e o diretor de administração e finanças do Sebrae/Acre Vandré Prado. 

 

Entrega de placa de homenagem a agricultor parceiro (da direita para esquerda: José Luiz "Tchê", secretário estadual de agricultura; Bruno Pena, chefe-geral da Embrapa Acre; agricultor João "Paraná"; deputado estadual Pedro Longo; e vice-reitor da Ufac, Josimar Batista)

“A sessão solene em homenagem aos 50 anos da Embrapa é um momento de celebração e reconhecimento do trabalho dessa importante instituição para o desenvolvimento agropecuário brasileiro. A expectativa é que o evento inspire novas parcerias e ações colaborativas entre a Embrapa, o governo, instituições de apoio e fomento e setor produtivo, visando impulsionar ainda mais o crescimento sustentável agrícola, pecuário e florestal no Acre e em todo o país”, destaca Pena.

Ao final do evento, empregados, ex-empregados e parceiros receberam placa de homenagem pela contribuição nos serviços prestados à Embrapa (lista abaixo):

  • - Judson Ferreira Valentim;
  • - Marcus Vinicio Neves D’Oliveira;
  • - Eufran Ferreira do Amaral;
  • - Murilo Fazolin;
  • - Gabriela Carneiro Moncada;
  • - Josivaldo da Silva Saraiva;
  • - Valdenora de Andrade Farias;
  • - Projeto Reca;
  • - João “Paraná” Evangelista Pereira;
  • - Senar Acre;
  • - Sebrae Acre.

 

Fabiano Estanislau (Mtb-453/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 3212-3262

Diva Gonçalves (Mtb-0158)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 3212-3250

Colaboração: Andressa Oliveira/Aleac/Ascom

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

evento50-anos-embrapahomenagem-institucional