05/06/23 |

Via Satélite - Notas da edição 05/2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Captura de tela

Captura de tela - O analista Carlos Alberto de Carvalho (à esquerda), durante palestra em Ouro Preto do Oeste, RO

O analista Carlos Alberto de Carvalho (à esquerda), durante palestra em Ouro Preto do Oeste, RO

Inteligência territorial para a gestão de ativos ambientais

O analista Carlos Alberto de Carvalho, da Embrapa Territorial (Campinas, SP), apresentou a palestra “Inteligência territorial para a gestão de ativos ambientais”, dia 5 de maio, no II Workshop Cadeias de Produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia, realizado em Ouro Preto do Oeste, RO. O intuito era mostrar as possibilidades da inteligência territorial para a resolução de problemas dos territórios, sejam municípios, estados, biomas ou cadeias produtivas. O evento foi organizado pela Embrapa, Governo de Rondônia, Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (Fapero), a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Assista à palestra aqui.

 

MundoGeo

Sete profissionais da Embrapa Territorial visitaram o MundoGeo Connect, nos dias 9 e 10 de maio. Realizada em São Paulo, SP, a feira reúne a comunidade de Geotecnologia, uma das principais áreas de atuação do centro de pesquisa.

 

Grupo Arcor

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Territorial, José Gilberto Jardine, acompanhou o programa institucional organizado pela Embrapa Agricultura Digital para receber, dia 10 de maio, representantes do Grupo Arcor na Argentina, Chile e Brasil. Jardine apresentou a atuação, a organização estrutural, e alguns dos projetos da Embrapa Territorial.


Integração Tecnológica

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães, apresentou o conceito e o potencial da Inteligência Territorial Estratégica para o desenvolvimento econômico sustentável da região Centro-Noroeste de Minas Gerais durante a 15ª Semana de Integração Tecnológica, evento realizado em Sete Lagoas, MG, na sede da Embrapa Milho e Sorgo, entre os dias 15 e 18 de maio. O tema foi o ponto de partida para as discussões de um plano para o desenvolvimento da região, com foco nas cadeias de grãos e proteína animal, durante o primeiro dia do evento (15).

O pesquisador Paulo Barroso , presidente da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), proferiu palestra no segundo dia do evento (16). Para ele, o estabelecimento de parcerias público-privadas é uma das soluções para posicionar o Brasil na vanguarda do desenvolvimento e da adoção de organismos geneticamente modificados (OGMs).

 

Flores e Plantas Ornamentais

A Embrapa Territorial recebeu, em 17 de maio, dois representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, para discutir um trabalho de levantamento, organização e disponibilização de informações sobre o segmento. No final de março, um estudo preliminar realizado pela Unidade foi apresentado em reunião do colegiado, que é ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O presidente da Câmara, Milton Hummel, contou que poucos estados têm dados estruturados sobre o setor de flores e plantas ornamentais. “Quando você sai do estado de São Paulo, entra num vazio de informações”, disse.


Orgânicos

Visitaram a Embrapa Territorial, em 22 de maio, duas profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) responsáveis pelas ações com o segmentos de alimentos orgânicos, nos estado em que atuam: Virgínia Germani é a chefe do Núcleo de Suporte à Produção Orgânica em São Paulo (Nusorg / SP) e Daniela Canavesso está à frente do órgão equivalente em Santa Catarina. Recebidas pela pesquisadora Gisele Freitas Vilela , elas conheceram os resultados, em fase de entrega, do projeto Pró-Orgânicos.

O MAPA é parceiro do projeto, que desenvolveu uma ferramenta digital para o processo de certificação (avaliação da conformidade) de alimentos orgânicos em sistemas participativos de garantia. Com a coleta digital das informações, serão gerados painéis de dados sobre o setor, aos quais o ministério terá acesso. 

O chefe-geral da Unidade, Gustavo Spadotti, e os chefes-adjuntos Lucíola Magalhães e José Gilberto Jardine também receberam os visitantes.


Aquishow

Uma equipe da Embrapa Territorial participou, nos dias 23 e 24 de maio, da 12ª Aquishow Brasil, feira voltada ao setor aquícola, em São José do Rio Preto, SP. O centro de pesquisa tem atuado no tema e já desenvolveu dois ativos para o setor: o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura (SITE Aquicultura) e o mapeamento de viveiros escavados. No evento, a equipe visitou estandes de diferentes empresas e instituições para apresentar os produtos desenvolvidos e conhecer demandas do setor.

Vivian Chies (edição) (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

curtas-viasat