06/06/23 |   Transferência de Tecnologia

Sucesso do lavoura-pecuária-floresta é mostrado em dia de campo especial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: NCO/Divulgação

NCO/Divulgação - O pesquisador Geraldo Magela mostrou, em detalhes, a bovinocultura como ponto de equilíbrio no ILPF.

O pesquisador Geraldo Magela mostrou, em detalhes, a bovinocultura como ponto de equilíbrio no ILPF.

O  sucesso do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que já é adotado de norte a sul do País, foi mostrado num dia de campo especial, no sábado 10 de junho, como parte das comemorações dos 50 anos de criação da Embrapa e 48 anos de atuação da empresa no Piauí. O evento começou  às 9 horas, na fazenda Sol Posto, da  Embrapa, no município de Campo Maior, a 90 quilômetros ao norte de Teresina, reunindo 215 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, estudantes, professores e pesquisadores.

Quatro estações modelaram o dia de campo. A primeira focou o consórcio de milho e sorgo mais capim em sistema ILP, além da produção de silagem e pasto para uso na atividade pecuária. A segunda mostrou cultivares de milho, sorgo e forrageiras utilizadas em consórcio. Na terceira, o foco foi nas oportunidades de pecuária em sistemas integrados de ILP à região dos carnaubais (onde está inserido o município de Campo Maior), com ênfase na bovinocultura de corte e leite e na ovinocultura em sistemas integrados. A quarta estação apontou as alternativas de forrageiras para o processo de ensilagem.

A integração que preserva

Um exemplo bem acabado de sucesso do ILPF está na fazenda Barbosa, no município de Brejo, no leste maranhense, a 313 quilômetros de São Luís. São destaques na adoção do sistema o rendimento médio da soja em 12 safras, que saíram de 47 sacos por hectare em 2010 para 56,6 em 2021. Já a média no milho  mais o capim alcançou 106 sacos por hectare. Na terminação e engorda de bovinos a pasto, foram obtidos 2,5 animais por hectare. Houve, também incremento na matéria orgânica de 2,28 em 2010 para 2,98% na camada 0-10cm em 2021. Outro dado importante da ILPF na fazenda, segundo o analista Marcos Teixeira, é na área florestal, que vem aumentando renda à fazenda.

Teixeira lembra que os estados do Piauí e do Maranhão “já se beneficiam desse sistema, principalmente nos cerrados, onde estão as regiões polos produtoras de grãos, que vem adotando o sistema ILPF como estratégia de produção”. Ele destaca que os “resultados e impactos” do sistema promove uma “agricultura conservacionista, mantendo a recuperação de pastagens degradadas com o uso de culturas de cobertura, plantio direto e diversificação na rotação de plantios”. Os impactos ambientais gerados na atividade agropecuária, segundo o analista, são mitigados, “preservando e deixando o solo produtivo para futuras gerações”.

Os sistemas integrados de produção, com a primeira modelagem em lavoura-pecuária, começou em 2005, em uma ação de transferência de tecnologia na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), liderando mais dez unidades. A Embrapa Meio-Norte trabalhou no projeto atuando com ações nos cerrados do Piauí e Maranhão. A etapa seguinte, que consolidou o componente “florestal”, também em transferência de tecnologia, estabeleceu a Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) como líder do projeto. Já consolidado, o sistema entrou na terceira fase, em 2014, com o projeto em rede sob a liderança da Embrapa Sede, atuando nas cinco regiões do País. Nesta fase, a unidade Meio-Norte coordenou as ações na região Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiailpfdia-de-campoevento50-anos-da-embrapa