06/06/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Caravana Nacional FertBrasil aporta em Macapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ricardo Santos Costa

Ricardo Santos Costa - O evento é uma oportunidade para atualização sobre as novas tecnologias de boas práticas de uso de fertilizantes no manejo de solos, água e plantas.

O evento é uma oportunidade para atualização sobre as novas tecnologias de boas práticas de uso de fertilizantes no manejo de solos, água e plantas.

O evento reunirá cerca de 200 técnicos e agricultores. 

Tudo pronto para a etapa da Caravana Nacional FertBrasil da Embrapa no estado do Amapá, a ser realizada na manhã desta quarta-feira, 7/6, na Embrapa Amapá, em Macapá. O evento será uma oportunidade para agricultores, técnicos e estudantes do Amapá se atualizarem sobre as novas tecnologias de boas práticas de uso de fertilizantes no manejo de solos, água e plantas.

A Caravana FertBrasil percorre 48 pólos agrícolas do país, e o Amapá foi incluído no roteiro. “A participação do Amapá se reveste de importância especial, uma vez que é um dos estados que mais preserva o meio ambiente. A racionalização do uso de insumos, dentre eles os fertilizantes, poderá ser a marca de uma agricultura baseada em ciência e ambientalmente sustentável”, destacou Paulo Roberto Galerani, coordenador geral da Caravana. 

A programação consta de cinco apresentações de especialistas. Serão tratados temas como tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes, novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas, entre outros. As apresentações serão feitas por especialistas das unidades da Embrapa Amapá, da Embrapa Trigo (RS), da Embrapa Pecuária Sudeste (SP), da Embrapa Agrossilvipastoril (MT) e da Embrapa Milho e Sorgo (MG). O público-alvo é formado de produtores, técnicos de extensão rural e de cooperativas, sindicatos e associações de todos os municípios do Amapá. Estudantes participarão por videoconferência.

Paulo Galerani explicou que o objetivo principal da ação é sensibilizar lideranças ligadas às cadeias produtivas da agropecuária para que o Brasil supere a crise dos fertilizantes, e minimizar os altos custos, por meio de capacitação e troca de conhecimentos entre os institutos de pesquisa e o setor produtivo. A estratégia, acrescentou o coordenador, é realizar apresentações de palestras técnicas aos públicos da Caravana, estabelecendo um diálogo da pesquisa com o setor agropecuário no Brasil, propondo soluções tecnológicas para cada um desses 48 pólos agrícolas que serão percorridos até o final dessa primeira fase.

 

Mais de 80% dos fertilizantes são importados

A Caravana FertBrasil é realizada em um contexto onde o Brasil é responsável, atualmente, por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, ocupando a quarta posição, atrás apenas da China, Índia e dos Estados Unidos. Historicamente, o uso de fertilizantes é um dos pilares do crescimento da produção e da produtividade. Os fertilizantes respondem por mais de 40% dos custos de produção dessas culturas agrícolas e, por isso, atenção especial deve ser dada à tecnologia de uso adotada em cada região do país, para a maximização de sua eficiência agronômica.

Outro fato de destaque é que alimentos historicamente destinados ao abastecimento do mercado interno, como feijão, arroz e hortaliças, ainda apresentam grande margem para ganhos de produtividade agrícola, mas são mais suscetíveis à volatilidade dos preços de insumos agrícolas no mercado internacional.

Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores. As restrições de importações de fertilizantes e o aumento do consumo histórico no Brasil em mais de 10% nos últimos dois anos levam a um cenário de aumento expressivo de preços (mais de 100% em 6 meses) e possível escassez de oferta para o Brasil.

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa50anoscaravanafertbrasil