06/06/23 |   Agricultura familiar

Vídeo orienta sobre boas práticas em qualidade do leite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Juliana Dias

Juliana Dias -

Tecnologias e conhecimento precisam ser compartilhados e, principalmente, chegar até aos produtores rurais. Para contribuir com o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, a Embrapa Rondônia lançou no final de maio, o vídeo “Boas Práticas em Qualidade do Leite”, na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, como parte das atividades de comemoração do 50º aniversário da Empresa. O material educativo apresenta recomendações importantes para melhoria da qualidade microbiológica da matéria-prima que reflete na oferta de produtos lácteos mais nutritivos e seguros para o consumidor. 

O vídeo  reúne o resultado de 12 anos de pesquisas em qualidade do leite com foco na identificação dos principais pontos de contaminação do produto por bactérias durante a ordenha. O trabalho contemplou propriedades rurais que apresentam as condições de produção de leite predominantes em Rondônia. As práticas recomendadas foram avaliadas e definidas com base nesses resultados. Produzido no âmbito do Projeto Transferência de Tecnologias para o Fortalecimento da Pecuária de Leite em Rondônia - Projeto Transtec, a iniciativa com apoio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Proleite. 

“A conscientização sobre a adoção de boas práticas exige esforço conjunto de instituições e indústrias que fazem parte da cadeia produtiva do leite. Este material é  uma importante estratégia para compartilhar informações sobre o tema, principalmente, entre produtores e técnicos que atuam nesta cadeia, visto que a adoção desse conjunto de práticas reduziu em mais de 90% a contagem dos principais grupos de bactérias deteriorantes no leite”, explica Juliana Dias, pesquisadora da Embrapa Rondônia e responsável pelas atividades do projeto.

O vídeo está disponível no canal do YouTube da Embrapa, na íntegra e também dividido em quatro etapas: 1. Manejo de ordenha,  2. Limpeza e desinfecção de utensílios de ordenha, 3. Limpeza e desinfecção de equipamentos de ordenha, e 4. Limpeza e desinfecção de tanques de expansão 

 

Produção de leite em Rondônia

De acordo com dados do IBGE, o estado de Rondônia é o décimo maior produtor de leite no Brasil, com uma produção de 741 milhões de litros em 2021, valor que representa 40%  da produção da região Norte. A produção de leite no estado é de base familiar, com predomínio de propriedades com baixa adoção de tecnologias. A atividade envolve 25.870 produtores, com média de produção diária de 62,2 litros por propriedade e produtividade de 5,0 litros/vaca/dia, conforme dados obtidos pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON em 2022. 

Pesquisas em Qualidade do Leite e desafios

Desde 2011, a Embrapa Rondônia realiza estudos para caracterização epidemiológica das propriedades rurais e da qualidade do leite produzido no estado. Segundo Juliana Dias,  os resultados das pesquisas demonstram os indicadores de qualidade do leite, regiões e perfis de propriedades que devem ser priorizados em programas de melhoria da qualidade pela iniciativa privada e pública. 

Entre os principais desafios apontados para a qualidade dessa matéria prima em Rondônia estão o atendimento aos limites de contagem bacteriana no leite, a baixa adoção de boas práticas de ordenha e a adequação das condições de ordenha e de resfriamento do leite, principalmente em tanques coletivos. Os estudos indicam que o maior fator de risco associado à qualidade do leite está na entrega do leite no tanque coletivo quando esta é realizada por intermediários, resultando em atraso na refrigeração do leite e falhas no manejo dos latões. 

Mauricília Silva (MTb 429/AC)
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (69)3219-5011

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

boas-praticasvideoqualidade-leite