06/06/23 |   Agroecologia e produção orgânica  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

17ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Juti, cidade localizada no Mato Grosso do Sul, se prepara para a 17ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos. Com o tema "Novos tempos para a agricultura familiar e a agroecologia", o evento que acontecerá entre os dias 21 e 23 de julho, tem como objetivo incentivar a agrobiodiversidade em comunidades rurais e indígenas, além de promover a produção de alimentos saudáveis e a segurança alimentar das famílias.

A iniciativa é uma maneira alternativa de apresentar a produção com sementes crioulas e de defender um modelo agrícola sustentável, considerando as dimensões sociais, políticas, ambientais, culturais, organizacionais e econômicas.

A feira contará com diversas atividades, desde exposições de sementes crioulas e nativas, produtos agroecológicos e artesanato, até palestras e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar, agroecologia, conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Além disso, serão disponibilizadas capacitações, como oficinas, minicursos e dia de campo, para agricultores, indígenas, estudantes, técnicos e a comunidade em geral.

O principal objetivo do evento é resgatar as sementes crioulas e incentivar a troca e o armazenamento entre os agricultores, além de promover a conservação da biodiversidade presente no Bioma Cerrado.

A feira é uma oportunidade para a população conhecer as riquezas da região e incentivar práticas sustentáveis na agricultura. A expectativa é que a mostra atraia milhares de pessoas, fomente negócios e parcerias entre os produtores e contribua para a valorização da agricultura familiar e das comunidades tradicionais.

A edição de 2023 é organizada pelo Instituto Cerrado Guarani, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prefeitura Municipal de Juti, Associação de Produtores Orgânicos do MS (APOMS), Comissão Estadual da Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul (CPOrg-MS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Mundo Novo e Embrapa Pantanal.

Rosilene Gutierrez
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/