06/06/23 |

Coleção de Base da Embrapa ultrapassa a marca de 120 mil acessos conservados em longo prazo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Foto/Paulo Lanzetta

Foto/Paulo Lanzetta - Arroz é a cultura com a maior coleção de sementes em longo prazo da Embrapa: 24 mil amostras

Arroz é a cultura com a maior coleção de sementes em longo prazo da Embrapa: 24 mil amostras

 

Considerado um dos maiores repositórios de germoplasma do mundo, com um total de 147 mil amostras vegetais (sementes e plantas), representando mais de 1.100 espécies, o Banco Genético da Embrapa acaba de ganhar um reforço e ultrapassa a marca de 120 mil acessos de sementes conservadas em longo prazo.

 

Esse volume de acessos (ou amostras) se deve, em especial, ao depósito de cerca de 3 mil acessos enviados pelos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO). Boa parte dos acessos de arroz e de feijão que ajudaram a fechar o novo número de sementes conservadas em longo prazo depositadas no Banco Genético sob a responsabilidade da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) já tem endereço certo para ficar guardada pelas próximos décadas: o Banco Mundial de Sementes, localizado em Svalbard, na Noruega, para onde devem ser enviadas em 2024. 

 

A totalidade da remessa que chegou a Brasília é de acessos das culturas de feijão e de arroz. Segundo Paula Torga, curadora do Banco Ativo de Germoplasma de Feijão, as 1.300 amostras dessa coleção enviadas a Brasília são formadas por variedades tradicionais, cultivadas principalmente por pequenos agricultores.

 

“Essas variedades, que vêm sofrendo um processo de seleção natural e artificial, são altamente adaptadas às regiões onde são cultivadas e, com isso, elas têm um reservatório de genes de resistência a estresses bióticos e abióticos - o que é muito valioso para os programas de melhoramento ou para resolver problemas que possam ocorrer”, explica a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão. O material genético desse BAG foi coletado no período de 1983 a 2012, em 396 municípios, num total de 33 expedições de coletas. 

 

 

Arroz é campeão em volume de acessos

 

Também chegaram à Colbase cópias de amostras da cultura que tem a maior coleção de sementes da estatal, a de arroz, com um total de 24 mil amostras. “A missão nossa aqui na Unidade é coletar, multiplicar, caracterizar e disponibilizar à sociedade amostras dessa semente, enquanto a do Banco Genético é de proteger esse material de qualquer perda que possa acontecer”.

 

"É importante ressaltar que esses materiais são a matéria-prima do melhoramento, de onde virão as novas variedades e isso é extremamente importante para a segurança alimentar”, observa o pesquisador Flávio Breseghello, da Embrapa Arroz e Feijão

De acordo com os dados disponíveis na Plataforma Genesys, a Colbase ocupa a segunda posição dentre as coleções de longo prazo, em termos de disponibilização de informações, ficando atrás apenas da Alemanha e de três centros internacionais do Consultative Group on International Agricultural Research (CGIAR).

 

“Os BAGs de arroz e de feijão da Embrapa figuram como a maior e a segunda maior coleção do mundo destas espécies, desconsiderando os acervos de centros internacionais”, diz o pesquisador Juliano Padua, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

 

Dados dos BAGs da Embrapa e de instituições parceiras são constantemente atualizados no Sistema Alelo. Os dados gerais do Banco Genético podem ser consultados aqui e também estão disponíveis no Portal Genesys detalhes de várias coleções mundiais.

Deva Heberlê (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-3266

Rodrigo Peixoto de Barros (MTb/GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Tradução em inglês: Mariana Medeiros (13044/DF)
Superintendência de Comunicação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/