07/06/23 |   Mudanças climáticas  Transferência de Tecnologia  ILPF

Missão brasileira apresenta Movimento + Sorgo na França

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Willian Sawa

Willian Sawa - Vinícius Guimarães na Conferência Mundial do Sorgo

Vinícius Guimarães na Conferência Mundial do Sorgo

O Movimento + Sorgo foi apresentado na França, dia 6 de junho, durante a “Conferência Mundial do Sorgo - Resiliência e Sustentabilidade Diante das Mudanças Climáticas (Global Sorghum Conference – Resiliency and Sustainability in the Face of Climate Change). O evento ocorre de 5 a 9 de junho no Cento de Eventos Corum, em Montpellier.

O Movimento está sendo estruturado pela Embrapa em uma parceria com a Latina Seeds e prevê a participação e a adesão de empresas e de organizações públicas e privadas interessadas no crescimento e no fortalecimento da cultura do sorgo. Vinícius Pereira Guimarães, coordenador do escritório da Embrapa na Europa (Labex-Europa), apresentou os objetivos do projeto.

O potencial que a cultura do sorgo tem para o mundo e as características do Brasil em termos de oportunidade para a cultura, foram destacados por Guimarães. “O sorgo entra como uma grande opção quando as chances da cultura do milho se reduzem. Então, o sorgo pode ser utilizado em áreas, não só para a recuperação de pastagens degradadas, mas também para ser uma cultura estratégica de segunda safra”, disse.

 A expansão da cultura do sorgo (área, produção e produtividade) e a integração de atores da cadeia de produção do sorgo (produtores, indústria e consumidor) são alguns resultados esperados do Movimento + Sorgo nos próximos anos. “O Movimento trabalhará neste sentido, para poder ampliar o número de participantes e com isso conquistar produtores que estejam dispostos a aproveitar a oportunidade que o sorgo traz. Estamos, praticamente, dando o início a ele aqui na Conferência”, enfatizou Guimarães.

“Esta apresentação foi uma oportunidade para mostrar que podemos ser um grande fornecedor mundial de grãos, de energia, como álcool de sorgo, e de tantas outras possibilidades”, disse o diretor-executivo da Latina Seeds, William Sawa. “A nossa vinda foi fundamental e demonstrou que estamos unindo esforços para conectar toda cadeia produtiva do Brasil em prol da cultura do sorgo e da sua máxima diversidade”, ponderou.

“Estão presentes aqui alguns brasileiros que trabalham e são líderes de outras companhias de sementes da América Latina. Todos eles ficaram contentes e positivamente impressionados com a criação do projeto e sinalizaram que desejam fazer parte. Então, conseguimos fazer um endomarketing e mostrar à cadeia produtiva latino-americana que o Movimento vem para fazer essa conexão”, disse Sawa.

“Acredito também que a nossa atividade na conferência pode estimular a união e a conexão dos países africanos em prol de outro movimento. A África tem um cinturão tropical tão expressivo e tão forte tecnicamente como o Brasil. Isso vai somar muito para a cadeia produtiva mundial da cultura do sorgo e para a pesquisa”, disse o diretor da Latina Seeds, ao salientar a representatividade da comunidade africana no evento.

Frederico Botelho, da Embrapa Milho e Sorgo, coordenador do Movimento + Sorgo, considera que a presença da equipe no Congresso Mundial foi estratégica. “A participação do Movimento no painel juntamente com as iniciativas globais de incentivo e fomento à cultura do sorgo foi muito importante para a projeção da cultura e do programa ao nível mundial. Certamente, as conexões servirão para estruturar e alavancar o Movimento + Sorgo no Brasil”, disse Botelho.

O painel “O cenário global do sorgo: oportunidades e desafios para a pesquisa e a indústria”, contou com a explanação de representantes das instituições Sorghum ID (França), OZ Sorghum (Austrália), The United Sorghum Checkoff Program (USA). Os pesquisadores Jurandir Vieira de Magalhães, Cícero Beserra de Menezes, Maria Lúcia Ferreira Simeone, Rafael Augusto da Costa Parrella, Simone Martins Mendes e Valéria Aparecida Vieira Queiroz, da Embrapa Milho e Sorgo, integraram a comitiva brasileira.

Jurandir Magalhães é membro da International Sorghum Task Force (ISTF), Força Tarefa Internacional de Sorgo, órgão representativo da comunidade global de pesquisa de sorgo.

Movimento + Sorgo
Contatos:
email: contato@movimentomaissorgo.org

Instagram: #movimentomaissorgo

Sandra Brito (MTb 06.230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: 3130271223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

movimento-mais-sorgo