Voltar

Esclarecimentos sobre o processo de avaliação dos candidatos à Diretoria-Executiva da Embrapa

O Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Consad da Embrapa) esclarece que até o momento não houve reprovação de nenhum dos candidatos que estão sendo avaliados para ocuparem o cargo de Diretor-Executivo na Empresa.

Todos os indicados estão sendo avaliados por este Conselho, seguindo o rito previsto pela legislação, pelo qual o candidato a diretoria de empresa pública precisa passar. Esse processo é um avanço na governança das empresas públicas trazido pela Lei das Estatais, de 2016. O Artigo 17 desta Lei estabelece uma série de critérios para a eleição de um diretor, como ter quatro anos de experiência em cargos de gestão e formação acadêmica compatível com o cargo. Toda essa verificação protege as instituições de ingerências e de indicações de pessoas não qualificadas.

Na reunião de 12 de maio de 2023, a pesquisadora da Embrapa Ana Margarida Castro Euler foi eleita por este Conselho para assumir a Diretoria de Negócios (DENE). Os demais candidatos seguem no processo de avaliação, no qual ainda farão a apresentação de seus planos de trabalho após recomendações dos conselheiros do Consad.

Conselho de Administração da Embrapa (Consad)

Brasília, 13 de maio de 2023.