Voltar

Tema: cultivar de feijão resistente ao mosaico-dourado - BRS FC401 RMD

Esclarecimento

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão-comum (Phaseolus vulgaris), tendo colhido, em 2014, 2,7 milhões de toneladas. É um produto cultivado por pequenos, médios e grandes produtores em todas as regiões do país.

Com um consumo interno alto, o Brasil não tem tradição na exportação do feijão-comum. O mais frequente, ao contrário, é o país importar grãos para suprir sua demanda interna. O feijão mais exportado pelo Brasil é o feijão-caupi (Vigna unguiculata).

A produção do feijão no Brasil tem sido seriamente afetada pelo mosaico-dourado, doença causada por um vírus, o Bean golden mosaic virus (BGMV), transmitido pela mosca-branca (Bemisia tabaci), com implicações no abastecimento e no preço.

Visando gerar soluções para melhorar a produtividade do feijão-comum brasileiro, garantir sua oferta interna e a estabilidade nos preços, a Embrapa se prepara para disponibilizar uma cultivar de feijão-comum resistente ao mosaico-dourado.

Resultado de anos de pesquisa, a Embrapa gerou uma cultivar geneticamente modificada para ser resistente, de forma efetiva, ao mosaico-dourado. Denominada de BRS FC401 RMD, essa cultivar, com grãos da classe comercial carioca, será recomendada para ser utilizada dentro de um sistema de produção que associa a tecnologia RMD (resistência ao mosaico-dourado) ao manejo integrado da mosca-branca e das viroses por ela transmitidas.

Os ensaios de biossegurança com a cultivar RMD foram concluídos em 2010 e aprovados pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2011, tendo sua liberação comercial sido aprovada no mesmo ano. Os ensaios demonstraram que o feijão RMD é tão seguro para plantio e consumo quanto os feijões regularmente comercializados no país.

O feijão RMD, hoje em etapa final de desenvolvimento para disponibilização ao mercado, é, portanto, feijão-comum da classe comercial carioca, o tipo de feijão mais consumido no Brasil e raramente exportado por causa da alta demanda interna e de falta de interesse de países no exterior.

Assim, informamos que a cultivar BRS FC401 RMD desenvolvida pela Embrapa é a primeira e única modificada geneticamente, gerada para ser uma ferramenta importante no controle do vírus do mosaico-dourado e adotada em associação com o manejo integrado da mosca-branca. O feijão RMD ainda não está disponível para o mercado consumidor e não será exportado.