Voltar

Tema: Esclarecimento sobre o balanço financeiro da Embrapa

Usando como referência matéria publicada no jornal Valor Econômico no dia 19 de abril sobre suposto prejuízo da Embrapa, é importante chamar a atenção para o fato de que se trata de uma empresa pública que não atua e não pode ser analisada pelos padrões do mercado convencional. A missão da Embrapa é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira - e não obter lucro econômico direto.

E embora não busque lucro econômico, pela nova lei das estatais, a Embrapa é obrigada apresentar o seu balanço em um jornal de grande circulação, que deve, portanto, ser analisado também sob outras perspectivas. 

O prejuízo contábil apresentado pela Embrapa no exercício 2016 justifica-se por um motivo atípico, a atualização pela taxa da Selic dos recursos transferidos pelo Tesouro Nacional para aumento do capital social da Embrapa. Esta atualização começou a ser feita apenas em 2015 e tem como consequência o aumento nas despesas no final do período.

O gasto com pessoal, numa empresa de conhecimento, precisa ser creditado como estratégico e fundamental para alavancar a atividade fim, e não como custo que compromete essa atividade fim. 

Com base no último Balanço Social, de 2016, entre os principais resultados alcançados pela Embrapa encontramos o lucro social de R$ 34,9 bilhões. Esse número foi obtido a partir da avaliação dos impactos econômicos de apenas 117 tecnologias e de cerca de 200 cultivares. Relacionando este Lucro Social à Receita Operacional Líquida, o índice é de 11,37. Isso indica que, considerando apenas a receita da Embrapa em 2016 e o lucro social obtido, o retorno anual foi superior a 11 vezes o investimento. 

Assim, não são números contábeis que devem balizar a análise do balanço de uma empresa pública de pesquisa científica, mas sim o retorno à sociedade decorrente da adoção de seus produtos ou do uso do conhecimento que gera por diferentes atores da sociedade. Como exemplo, citamos resultados que contribuem para geração de emprego e renda, qualidade ambiental e formulação de políticas públicas. É esse o lucro que deve ser cobrado da Embrapa.