Voltar

Tema: Fechamento do Campo Experimental de Patos - PB

Desde novembro de 2014 foram instituídas comissões internas (Ordens de Serviço CNPA nº 15 de 14/04/14 e 13/05/14) para avaliar a situação dos Campos Experimentais da Unidade (Monteiro e Patos, na Paraíba; Barbalha e Missão Velha, no Ceará). 

O diagnóstico das comissões apontou problemas sérios de infraestrutura, escassez de água e de mão de obra nos Campos Experimentais de Patos e Missão Velha. Considerando-se a necessidade de aumentar a eficiência da alocação de recursos humanos e financeiros, decidiu-se em março de 2015 (M.CNPA.CGE.Nº 038/2015) pela desativação dos Campos Experimentais de Patos e Missão Velha para que os recursos disponíveis fossem concentrados na revitalização de nossa infraestrutura em Barbalha e Monteiro. Nesse caso, a escolha do Campo Experimental de Monteiro se deu por diversos motivos, com destaque para a possibilidade de uso da água proveniente da transposição do Rio São Francisco para irrigação, considerando que há um canal bem próximo à propriedade rural.

O planejamento e a execução de todas as ações relativas a esta desativação vêm sendo conduzidos em conjunto com o Departamento de Patrimônio e Suprimentos – DPS da Sede da Embrapa e com apoio da Diretoria da Empresa. A única atividade em andamento no Campo Experimental de Patos é a manutenção de algumas plantas do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de algodão, em processo de transferência para o Campo Experimental de Monteiro. Os três empregados lotados em Patos serão realocados em instalações da própria Unidade.

Vale destacar também que a Embrapa Algodão tem atuação nacional e desenvolve atividades em todas as regiões produtoras de algodão. Os 207 empregados desta Unidade de Pesquisa estão distribuídos em 11 localidades nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. As decisões da gestão relativas à desativação de parte de sua infraestrutura visam aperfeiçoar as atividades de pesquisa e otimizar os recursos humanos e financeiros no cumprimento de sua missão, tendo em vista a melhor aplicação dos recursos públicos.