Voltar

Tema: nota de esclarecimento sobre a tecnologia Carne Carbono Neutro (CCN)

A Embrapa esclarece que "Carne Carbono Neutro" (CCN) é uma tecnologia registrada pela Empresa no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e que apresenta uma nova abordagem para a carne sustentável produzida nos trópicos.

O conceito CCN está associado a um protocolo que permite um processo parametrizável e auditável para a carne bovina produzida em sistemas de integração silvipastoril ou agrossivilpastoril, em que os volumes de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) são compensados durante o processo de produção pelo crescimento das árvores no próprio sistema.

O conceito da CCN não considera apenas a neutralização dos GEEs emitidos pelos animais por meio do sequestro de carbono pelo componente florestal (plantado) associado, mas engloba, também, preceitos que fortalecem o conceito e que estão intimamente ligados ao marco referencial da ILPF (2011) – como a sinergia entre os componentes do sistema, principalmente no que diz respeito ao bem-estar animal, e a necessidade de esses componentes estarem associados em um arranjo espaço-temporal. Este é o diferencial que evidencia o caráter inovador do conceito CCN.

Com o fim de evitar interpretações equivocadas, informamos que "Carne Carbono Neutro" (CCN), além de ser registrado, não guarda relação com projetos, marcas ou expressões como  "carne neutra em carbono", "carne sem carbono", "carne pecuária neutra", "carne carbono zero" ou similares, nem mantém parcerias, desenvolve experimentos ou ações relacionadas a estas outras iniciativas.