Voltar

Tema: qualidade do café brasileiro

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba, RJ), tendo em vista dúvidas e questionamentos referentes ao conteúdo de reportagem veiculada no programa "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, no dia 5 de setembro, que aborda a qualidade do café consumido no Brasil, esclarece que:

1.    O Programa de Autorregulamentação da Pureza do Café (Selo da Pureza) mantido pela ABIC garante a pureza do café consumido pela população brasileira que utiliza produtos de origem certificada.

2.    A Embrapa faz todos os esforços para aprimorar a qualidade do café consumido no Brasil. Neste sentido, mantém parceria com a ABIC para o desenvolvimento de novas tecnologias para apoiar o programa de certificação da qualidade do café, especialmente o desenvolvido pela ABIC. A nova metodologia é parte desse esforço e está sendo testada de maneira a ser útil para o aperfeiçoamento da qualidade do café brasileiro.

3.    A metodologia apresentada na reportagem busca oferecer um método rápido, sensível e específico para detecção de possíveis impurezas do café torrado e moído.

4.    Por estarem em desenvolvimento, os resultados do novo método de análise não são conclusivos.

5.    As 12 amostras testadas pela Embrapa Agroindústria de Alimentos tinham origem em café torrado e moído SEM selo de pureza da ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café. Assim, o conjunto de amostras, em nenhuma hipótese, representa o café consumido no Brasil.

6.    O número de amostras analisadas do tipo "comum" é pequeno, não sendo representativo da situação dos cafés comerciais.