Voltar

Tema: Reportagem publicada sobre a empresa Sementes Elitt

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem a público esclarecer que não endossa a reportagem publicada sobre a empresa Sementes Elitt na revista Agrícola, edição de janeiro de 2017, e no jornal Folha de Pedrinhas, de 21 de janeiro de 2017. A matéria apresenta equívocos de interpretação de resultados gerados pelo projeto QUALIGRÃOS da safra 2014/15.

Em nenhum momento, a publicação da Embrapa associa os nomes das empresas que cederam as amostras de sementes e/ou grãos avaliados com os respectivos resultados apresentados. O projeto não estabelece comparativos entre microrregiões e estados e nem promove ranqueamento entre as empresas que contribuíram com o estudo. Tecnicamente, não é possível inferir a partir de uma única amostra de uma região, que qualquer empresa tenha se destacado no estudo em relação às demais participantes. Até porque, as empresas enviam amostras de lotes de sementes de mais de uma região para compor o processo de análise.

O estudo conduzido pela Embrapa coletou 559 amostras de sementes de soja, provenientes de 70 municípios em nove Estados brasileiros. Os resultados em cada estado foram apresentados e tabulados por microrregiões, conforme estabelecidas pelo IBGE, e relatados na publicação “Qualidade de sementes e grãos comerciais de soja no Brasil – safra 2014/15”. O objetivo do Projeto é determinar as qualidades tecnológica, física, fisiológica, genética e sanitária dos grãos e sementes soja que são colhidos, armazenados e disponibilizados no mercado anualmente, visando definir a aptidão de uso e solucionar os entraves à competitividade e sustentabilidade para o agronegócio brasileiro.

Mais informações: Embrapa Soja 
soja.imprensa@embrapa.br 
Telefone: 43 3371 6061