Voltar

Tema: reportagem veiculada no jornal O Globo

A respeito de reportagem veiculada pelo jornal O Globo e distribuída pela Agência Globo relatando que a Embrapa é sócia de empresas privadas, informamos que as informações se referem à participação como acionista em empresas de governos estaduais.

A Embrapa, como coordenadora do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), sempre buscou dar apoio à constituição e manutenção das empresas estaduais. Como parte deste processo, em particular na década de 1980, fez aportes de capital a algumas delas, geralmente com infraestrutura e recursos para projetos, recebendo ações como contrapartida. A Embrapa, desde então, não realiza mais este tipo de participação. 

A Embrapa tem participação (dados de 2014) na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com 7,74%; Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S/A com 45%; Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A (Emparn), com 49%; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia de Santa Catarina (Epagri), com 4,74%; Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Agropecuária (Empaer-MT) com 0,43%; e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estados de Minas Gerais (Emater), com 0,01%.

Em todos os casos a Embrapa participa ativamente das assembleias de acionistas e dos conselhos de administração.