Voltar

Tema: Unidade de Execução de Pesquisa – UEP da Embrapa Meio-Norte, no município de Parnaíba

Sobre textos que estão sendo veiculados em mídias sociais sobre possível fechamento da Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa em Parnaíba, a Diretoria-Executiva da Embrapa esclarece:

A Unidade de Execução de Pesquisa – UEP da Embrapa Meio-Norte, no município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina, ao contrário do teor das dos textos citados, tem um horizonte de crescimento. A Unidade está contemplada no Plano Diretor da Embrapa 2014 a 2023 com ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologias.

Este ano, a UEP está passando por um realinhamento estratégico na agenda de pesquisa, com investimentos também em capacitação dos empregados, em todos os níveis. Nos últimos dois anos, os investimentos na infraestrutura de campos experimentais da Unidade, com a aquisição e disponibilização de máquinas e implementos agrícolas, têm sido ampliados. Ainda em 2014, os laboratórios receberão novos equipamentos. Para 2015, há previsão de novos investimentos, com destaque à estrutura física, com reformas e construção de mais espaços.

As parcerias são também forte demonstração da presença da Embrapa no município de Parnaíba. A instituição mantém acordos de cooperação técnica com o Governo do Estado do Piauí e a Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf. Há, ainda, ações de parceria com as universidades Federal e Estadual do Piauí.

O trabalho da Embrapa não está limitado ao município de Parnaíba. Os pesquisadores executam ações no Delta do Rio Parnaíba e no litoral norte do Estado do Maranhão, com projetos em aquicultura e pesca, alcançando centenas de famílias.

As decisões da gestão relativas ao crescimento da presença da Embrapa no estado visam aperfeiçoar as atividades e gerar melhor aproveitamento de competências e recursos, e aderência ao foco da Unidade. Isto não significa, em nenhuma hipótese, a extinção da UEP ou redução de sua importância. Pelo contrário, com os ajustes ela certamente será fortalecida, no propósito de, aliada aos parceiros, continuar na liderança da geração de conhecimentos na região Meio-Norte.