O Labex Europa foi a segunda iniciativa implantada dos Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior. Em quase duas décadas de funcionamento, o Labex Europa promoveu a cooperação científica em campos da fronteira do conhecimento e em tópicos estratégicos para o agro brasileiro, como biotecnologia, sanidade animal e vegetal, automação e agricultura de precisão, melhoramento genético animal e vegetal, segurança de alimentos, nutrição e saúde, entre outros.

O Labex Europa teve início em 2002, sendo acolhido dentro das instalações do Agropolis International em Montpellier-França. Apesar de sediado na França, o Labex Europa atua em todo o território europeu buscando promover e apoiar a cooperação técnico-científica entre as equipes da Embrapa e as principais instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Europa.

Dentre os objetivos do Labex Europa atualmente, destacam-se:

  • Atuar em articulação com as Diretorias de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Inovação & Tecnologia (IT), Gestão institucional (GI) e as Unidades da Embrapa;
  • Monitorar as principais tendências, estabelecer cenários, riscos, oportunidades, identificando os principais “drivers” da ciência e tecnologia aplicada à agropecuária mundial;
  • Apoiar a Diretoria Executiva na captação de recursos no exterior para as atividades fins da Embrapa;
  • Colaborar com a prospecção de parcerias para a inovação e com a negociação de ativos tecnológicos produzidos pela Embrapa com empresas europeias ou multinacionais instaladas em território europeu;
  • Promover a imagem da Embrapa e da ciência e tecnologia aplicada à agropecuária brasileira;
  • Realizar a gestão do LABEX e da rede de pesquisadores da Embrapa localizadas no Europa.

Sobre a Agropolis International

Fundada em 1986, a Agropolis International é um consórcio regional formado por mais de 40 instituições associadas, autoridades públicas e atores da sociedade civil. Sua principal característica reside em sua base científica regional particularmente diversa, que é reconhecida internacionalmente por sua pesquisa em agricultura, alimentos e meio ambiente, incluindo um foco específico em questões do Hemisfério Sul. Dentre os membros da Agropolis International estão os principais institutos franceses de pesquisa agropecuária que são parceiros da Embrapa como CIRAD (Centro de Cooperação Internacional para a Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento), INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica) e IRD (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento).

A missão da Agropolis International é facilitar intercâmbios dentro de comunidades científicas, promovendo o diálogo ciência-sociedade além de apoiar a elaboração de políticas públicas. Sendo assim, constitui uma plataforma inovadora para o diálogo e a interação construtiva de multistakeholders.

Utilizando a estrutura da Agropolis International, a Embrapa mantém um escritório permanente para funcionamento Labex para ações em todo o território europeu. A Embrapa também utiliza a rede de instituições membro da Agropolis para parcerias em áreas de interesse comum.

Os principais tópicos estabelecidos como de comum interesse e prioritários no acordo entre a Embrapa e a Agropolis International, incluem:

  • Recursos naturais e mudanças climática;
  • Novas ciências: biotecnologia, nanotecnologia e geotecnologia;
  • Automação, agricultura de precisão e tecnologias da informação e comunicação;
  • Segurança zoofitossanitária das cadeias produtivas;
  • Sistemas de produção;
  • Tecnologia agroindustrial da biomassa e química verde;
  • Segurança dos alimentos, nutrição e saúde;
  • Mercados, políticas e desenvolvimento rural.

Equipe

Coordenador

Localização e contato

 

Vinícius Pereira Guimarães
Coordenador
Embrapa Labex Europa - França
Agropolis International
Avenue Agropolis - 34.394
Montpellier - Cedex 5 - France
Telefone: +33 4 6704-7587/3743
labex.europe@embrapa.br
vinicius.guimaraes@embrapa.br