Logística da agropecuária: números e mapas

A agricultura e a pecuária brasileira têm elevado suas produtividades ano após ano, com adoção de tecnologias e práticas para aumento da eficiência. Mas quando a produção cruza a porteira, parte desses ganhos se perde devido a deficiências na infraestrutura de escoamento da safra pelo território. Se o custo logístico é importante para qualquer mercadoria, a ineficiência nesse segmento tem impacto ainda maior na competitividade do agro nacional.

Mas quais são exatamente as deficiências que elevam o custo do frete? Por quais vias cada região produtora transporta seus produtos até o destino? Por que os portos de Santos/SP e Itaqui/MA competem por cargas do Nordeste do Mato Grosso mesmo estando a 2,3 mil quilômetros de distância um do outro? Onde falta estrutura de armazenagem?

Para responder a essas questões, instituições públicas e privadas dispõem de informações sobre logística. Porém, elas estão dispersas em diferentes bases de dados não sistematizadas tampouco conectadas. Por isso, a Embrapa Territorial desenvolveu um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) que reúne e permite cruzar milhares de informações sobre volume e local de produção agropecuária, malha rodoviária, dutoviária, ferroviária e aquaviária, armazéns, indústrias processadoras, portos e exportação. Tudo georreferenciado!

O SITE da Macrologística Agropecuária Brasileira permite gerar mais de 500 mil mapas interativos para 10 produtos que respondem por mais de 90% da carga da produção agropecuária nacional. As informações obtidas servem para avaliar a situação da infraestrutura dos modais de escoamento, bem como identificar prioridades de investimento atuais e projetar demandas futuras.

O que se apresenta aqui não é um estudo, mas um sistema que permite gerar centenas deles. É objetivo da Embrapa Territorial mantê-lo atualizado como ferramenta para dar respostas rápidas às necessidades das instituições governamentais e do setor produtivo, tendo em vista a melhoria da logística disponível para os agricultores brasileiros.

Que informações estão no SITE Macrologística Agropecuária Brasileira?

  • Produção das 10 principais cadeias da agropecuária
  • 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, sendo 212 mil quilômetros pavimentados
  • 28 mil quilômetros de ferrovias, operantes ou não
  • 22 mil quilômetros de rios navegáveis
  • 1,3 mil quilômetros de etanoldutos, em operação ou projetados
  • Localização e detalhamento dos portos agroexportadores
  • Localização, tipificação e categorização de mais de 17 mil armazéns e silos
  • Unidades de processamento de grãos
  • Abatedouros e demais estabelecimentos com SIF

 

Para quais produtos?

  1. Algodão
  2. Aves
  3. Bovinos
  4. Café
  5. Cana-de-açúcar
  6. Laranja
  7. Madeira para papel e celulose
  8. Milho
  9. Soja
  10. Suínos

 

Os dados são de quais fontes?

 

O que o usuário pode obter?

Este sistema de acesso público ao SITE Macrologística Agropecuária Brasileira permite obter dados oficiais de produção e exportação das principais cadeias de produtos do agronegócio, categorizados por recortes territoriais, além do acesso a análises exclusivas da Embrapa Territorial sobre a dinâmica espaço-temporal.  É possível também verificar os caminhos preferenciais percorridos pelas cargas, conhecer e explorar as bacias de escoamento das produções e projetar demandas por fretes. Com o cruzamento dessas informações, o usuário poderá ainda elaborar estudos customizados para suas necessidades.

Demandas com outras características, planos de informações ou análises detalhadas podem ser encaminhadas à Embrapa Territorial, mediante acordos de parceria com instituições públicas ou privadas. Entre em contato pelo e-mail gite@embrapa.br.