Bacias Logísticas

A cadeia de grãos representa cerca de 60% da carga agropecuária exportada pelo País. Em volume, extensão e capilaridade, os grãos de soja e milho e seus subprodutos (óleo, farelo, farinha...) são a principal carga agropecuária na logística do país. Sua utilização dos modais determina os caminhos de escoamento de outros produtos agropecuários.

A compreensão dos fluxos de insumos e dos destinos da produção na cadeia de grãos e de seus subprodutos é fundamental para planejar obras e intervenções na macrologística que ampliem a competitividade da agropecuária brasileira.

Essas obras e intervenções raramente são de alcance nacional e sim devem ser planejadas no âmbito das bacias logísticas pertinentes. Aproximações do tema por modelo de vetores e corredores de exportação, por exemplo, contribuem mas são insuficientes para atender a complexidade das demandas territoriais da agropecuária.

Uma das primeiras e mais estruturantes tarefas do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica foi a delimitação das bacias logísticas da agropecuária brasileira. A partir do estudo geocodificado latu sensu do fluxo de origem/destino da produção de soja e milho, a Embrapa Territorial identificou, caracterizou e mapeou oito bacias logísticas no Brasil. Na modelagem territorial utilizada, cada bacia logística congrega conjuntos de municípios em que o escoamento da safra ocorre preferencialmente pelas mesmas rotas, modais e destinos. Essa modelagem incluiu a criação e aplicação dos conceitos inéditos de "origem das origens" e "destino dos destinos" das cargas agropecuárias.

A delimitação inédita das bacias logísticas da agropecuária brasileira foi realizada em cinco etapas principais:

  • caracterização da repartição territorial da produção municipal de grãos
  • identificação e quantificação da exportação de grãos pelos portos
  • caracterização geocodificada da macrologística da exportação de grãos
  • identificação da origem territorial dos grãos e de seu destino para os portos
  • definição e delimitação das bacias logísticas da exportação de grãos

O detalhe metodológico e dos resultados desse estudo pode ser obtido em: Macrologística da Agropecuária Brasileira: Delimitação das bacias logísticas.

 

CADEIAS PRODUTIVAS E BACIAS LOGÍSTICAS

Abaixo você encontra dados numéricos, gráficos e cartográficos sobre produção, área plantada, área colhida e produtividades de soja, milho, grãos (soja+milho), laranja, café, cana-de-açúcar e algodão, além de dados de produção de aves, suínos, bovinos e madeira (papel e celulose) nas Bacias Logísticas.

Dados numéricos, gráficos e cartográficos por bacia logística podem ser obtidos para cada um dos 17 anos entre 2000 e 2016 para cada uma das 11 cadeias produtivas. Em breve, eles também estarão disponíveis para os anos de 1990 a 1999. Futuramente, nos casos em que for pertinente, haverá dados desde de 1974.

Os dados, agregados por microrregião, resultam das  pesquisas anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Navegue abaixo pelo sistema para conhecer as características territoriais e os principais modais viários das safras das 11 cadeias produtivas em cada uma das 8 bacias logísticas brasileiras.

Selecione uma bacia de interesse:



DADOS GRÁFICOS

Selecione um produto e uma variável de interesse:

Produto: Variável:

icone

Os dados apresentados são oriundos da Produção Agrícola Municipal (PAM).

Evolução Anual do Volume Produzido ()



DADOS CARTOGRÁFICOS

Selecione o ano para visualização espacial:

Em , produziu de , em uma área plantada de hectares, área colhida de hectares e produtividade de (toneladas/hectares de área colhida). A produção de está presente em .

: Mapa da repartição territorial da Produção de (em )



A visualização em classes não é suficiente para expressar a concentração territorial da produção de no território . Para expressar a concentração, o total da produção foi dividido em 4 quartéis, ordenados de Q4 à Q1, onde cada quartel reúne cerca de 25% do volume analisado em um número variável de microrregiões. O Q4 compreende as microrregiões de maior volume analisado.

: Mapa da concentração territorial da Produção de (4 Quartéis)



Em termos da Produção o quartel Q4 contém . O quartel Q3 contém . O quartel Q2 contém . As demais , amplamente dispersas, estão no quartel Q1.

A soma dos quartéis Q4, Q3, Q2 e Q1 representa o grupo chamado de G100, o total dos dados estudados. Nos trabalhos de Inteligência Territorial, considera-se apenas o chamado G75, a soma dos quartéis Q4, Q3 e Q2.

: Mapa da repartição territorial de 75% da Produção de (3 Quartéis)



Em termos da Produção, pelo menos 75% da produção de concentrou-se em apenas .

EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO G75

As microrregiões do G75 (Q4+Q3+Q2) podem ser analisadas de acordo com sua dinâmica temporal. Ao considerar dois anos de análise, é possível categorizar as microrregiões em três classes:

  • microrregiões se mantiveram em ambos cenários (persistentes);
  • microrregiões presentes no ano incial e ausentes no ano final (retiradas); e
  • microrregiões presentes apenas no ano final (incluídas).

Selecione abaixo o intervalo temporal de interesse para analise da evolução do G75 da Produção de no .


Ano inicial: Ano final:

: Mapa da evolução espaço-temporal do G75 da Produção de entre os anos 1990 e 2016



DADOS NUMÉRICOS

Navegue pelos dados completos de produção detalhados por microrregiões.


Produção Agropecuária Detalhada ()