Livros da Nossa História

Como um conjunto de registro bibliográfico cujo principal objetivo é partilhar a história de mais de quatro décadas do trabalho da Embrapa, as publicações aqui disponibilizadas resultam de ampla pesquisa histórica sobre temas plurais que, embora com enfoques diferenciados, e editados em mídias e em suportes também variados, convergem todos para uma melhor compreensão do legado da Empresa numa perspectiva temporal e espacial, que se concentra na singular missão de desenvolver pesquisa científica agropecuária em prol da sociedade brasileira.

 

Livro Preto

O Livro Preto é o relatório final do Grupo de Trabalho instituído pelo então ministro da Agricultura, Luís Fernando Cirne Lima, nos termos da Portaria nº 143, de 18 de abril de 1972. Esse relatório contém as Sugestões para formação de um Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, principal produto da reforma institucional, que resultou na criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

CABRAL, J. I. (Ed.). Livro Preto: sugestões para formulação de um Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006.

 

 

Novas trilhas do sertão

Novas Trilhas do Sertão, segunda edição, será o primeiro volume da Coleção História das Unidades. A capa ao lado é da primeira edição do livro, publicada em 2000 pela Embrapa Milho e Sorgo que, na sua segunda edição, atualizada, fará parte da coleção de obras sobre a história das Unidades da Embrapa, já com o selo da Memória.

AVELLAR, G. de; SILVA, A. F. da. Novas trilhas do sertão: a história da pesquisa agropecuária em Sete Lagoas: das origens à Embrapa. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2000.

 

Sol da manhã: memória da Embrapa

 

O livro relata a história desta instituição responsável por programas e projetos de pesquisa agropecuária em apoio ao desenvolvimento da agricultura do País. José Irineu Cabral, autor do livro, foi protagonista dessa história, pois coordenou as ações preparatórias para a criação da instituição, ajudou a criá-la e foi seu primeiro diretor-presidente.

CABRAL, J. I. Sol da manhã: memória da Embrapa. Brasília, DF: Unesco, 2005.

 

 

Pesquisa agropecuária e qualidade de vida: a história da Embrapa

Este livro representa um esforço para registrar decisões significativas na história da Embrapa para que não se dispersem, sendo também um estímulo para novas versões, descrições aprofundadas e diferentes versões dessa história. Os capítulos da obra abrangem do período de implantação da Embrapa aos resultados mais relevantes conquistados pela Empresa. Publicado pela Assessoria de Comunicação Social da Embrapa, teve como colaborador o seu primeiro diretor-presidente, Irineu Cabral.

EMBRAPA. Assessoria de Comunicação Social. Pesquisa agropecuária e qualidade de vida: a história da Embrapa. Brasília, DF, 2002.

 

Embrapa Agrossilvipastoril: uma história construída por várias mãos

Além de registro da memória da concepção e construção da Embrapa Agrossilvipastoril, esse livro é uma ode aos intrépidos. Àqueles que acreditam que a realidade pode ser construída em sonhos e materializada em rabiscos numa folha de papel em branco. Os relatos são homenagens a todos que se identificam como sujeitos ativos de uma nova forma de abordar o mundo. Nas tênues e sensíveis dimensões que estão entre a vontade, a coragem, a força e a resistência, residem os destemidos. Porque, afinal, são essas as matérias primas para se fazer o novo. Não apenas na busca da ciência, mas na descoberta da complexidade humana e na tecitura da organização e das regras que compõem a diversidade social.

SILVA, J. F. V.; SOUZA, T. W. de; DOMIT, L. A.; FARIAS NETO, A. L. de; SANTOS, A. C. dos; FARIA, G. R. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: uma história construída por várias mãos. Sinop, MT: Embrapa Agrossilvipasoril, 2016. 184 p. E-book, no formato ePub.

 

Embrapa Informação Tecnológica: 25 anos de compromisso com pessoas, informação e conhecimento

Esta é uma história construída por pessoas, sonhos, informação e muito conhecimento.  Ela começou em 1991 com o desafio de qualificar a informação científica e tecnológica gerada pela pesquisa agropecuária, de forma a repassá-la à sociedade em diversos meios – impresso, digital, eletrônico e audiovisual.

Passados 25 anos, e uma acelerada evolução mundial no campo tecnológico e dos meios de difusão da informação, podemos afirmar que hoje a Embrapa Informação Tecnológica é uma jovem Unidade, que consolida sua complexa e qualificada atuação como editora e promotora da gestão da informação tecnológica e da comunicação científica, bem como da comunicação para a transferência e o intercâmbio de conhecimentos, com o objetivo de possibilitar que as informações e o conhecimento agropecuário cheguem mais longe e, ao mesmo tempo, estejam cada vez mais próximo do homem do campo.

EMBRAPA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. Embrapa Informação Tecnológica: 25 anos de compromisso com pessoas, informação e conhecimento. Brasília, DF: Embrapa, 2016. 123 p.

 

Memórias da Embrapa Solos

O ano de 2015 é um ano muito especial para os pesquisadores em solos no mundo e, em particular, para a Embrapa Solos.  Este ano foi escolhido pela Fundação das Organizações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como o Ano Internacional do Solo, além de a Embrapa Solos completar 40 anos.

Certamente a FAO deu tamanha ênfase aos solos pela evidente importância e interferência dos solos no cotidiano do planeta, principalmente nas próprias razões de existência desta instituição, preocupada com a alimentação e agricultura no mundo. Os 40 anos da Embrapa Solos indicam o amadurecimento da pesquisa agropecuária brasileira, mas não podemos, de forma alguma, acreditar que as pesquisas em solos no Brasil possuem apenas esse tempo.

LAFORET, M. R. C.; LIMA, R. A. de; FAVARIN, A. M. Memórias da Embrapa Solos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2014. 57 p. il. color. (Embrapa Solos. Documentos, 176).

 

História da Unidade de Pesquisa da Embrapa Solos no Nordeste do Brasil

Na ânsia de acompanhar as transformações do  mundo moderno, nos seus diversos campos de atividades, não sobra tempo para olhar o passado e reviver como tudo começou. Pensando em registrar a história de uma das mais conceituadas instituições de pesquisa do Nordeste do Brasil, esta obra constitui um resgate de informações contidas nos documentos e arquivos da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife), vinculada à Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, RJ, e surgida na década de 1950, como a Frente Regional Nordeste, da Comissão de Solos do Ministério da Agricultura, e de depoimentos espontâneos de muitos que fazem ou fizeram parte do seu renomado quadro de empregados, desde a sua formação até a atualidade.

JACOMINE, P. K. T.; OLIVEIRA, L. B. de; SILVA JUNIOR, J. F. da; SILVA, M. S. L. da; TAVARES, S. C. C. de H. História da Unidade de Pesquisa da Embrapa Solos no Nordeste do Brasil. Brasília, DF: Embrapa, 2016. 316 p. il. color.

  

Sonho, desafio e tecnologia: 35 anos de contribuições da Embrapa Suínos e Aves

A Embrapa Suínos e Aves é a única empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dedicada exclusivamente à suinocultura e avicultura, duas das principais atividades agropecuárias do país. É também a única Unidade da Embrapa em Santa Catarina, Estado que liderou o crescimento dos dois setores nas últimas quatro décadas.

Esse contexto demonstra de forma clara os desafios que a Unidade enfrentou desde a sua implantação, em 1975, na cidade de Concórdia, Oeste de Santa Catarina. Foi necessário suplantar inúmeros obstáculos para oferecer as contribuições exigidas pela expansão alcançadas pela suinocultura e avicultura.

SOUZA, J. C. P. V. B.; TALAMINI, D. J. D.; SCHEUERMANN, G. N.; SCHMIDT, G. S. (Ed.). Sonho, desafio e tecnologia: 35 anos de contribuições da Embrapa Suínos e Aves. Concórdia, SC : Embrapa Suínos e Aves, 2011. 470 p.

 

Diário de um tempo: do Ipeao ao Centro de referência em Gado de Corte

Uma história escrita de forma descontraída pelas mãos de um pesquisador que vivenciou a organização da Embrapa Gado de Corte. É assim que o doutor em ciências Wilson Werner Keller conta a sua experiência de mais de 30 anos de pesquisa agropecuária no Mato Grosso do Sul, e onde iniciou suas atividades, antes de 1972, no Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Oeste (Ipeao).

Esta obra memorialística integra a coleção Memória Embrapa e proporciona a muitos dos que trabalham na Embrapa Gado de Corte sentirem-se também parte do livro, seja nos fatos pitorescos seja nos acontecimentos relatados pelo autor, e que envolvem muitas pessoas e testemunhos da obra humana.

 

KOLLER, W. W. Diário de um tempo: do Ipeao ao Centro de referência em Gado de Corte. Campo Grande : Embrapa Gado de Corte, 2010. 302 p. il. 22 cm.

 

Embrapa Monitoramento por Satélite – 20 anos

Esta obra é uma publicação histórica que reúne as principais realizações técnicas, científicas e institucionais da Embrapa Monitoramento por Satélite e, como obra memorialística, integra a coleção Memória Embrapa. Na obra, organizada cronologicamente, é possível acompanhar as 2 décadas de atuação da Unidade por meio de muitas fotos e imagens, a partir de 1989. 

Apresenta a contribuição da Unidade no debate e na gestão pública de temas essenciais para a consolidação do agronegócio no Brasil. Por meio das pesquisas e trabalhos que desenvolve, tem ajudado o governo federal a discutir, nacional e internacionalmente, temas relacionados a emissões de carbono, uso e ocupação de terras na Amazônia, bem como o alcance da legislação ambiental, entre outros.

MIRANDA, E. E. de. Embrapa Monitoramento por Satélite: 20 anos. Campinas : Embrapa Monitoramento por Satélite, 2009. 196 p.  il.  color.  29,5 x 23 cm.

 

Gado de Corte em retrato

Ao longo dos seus 35 anos a Embrapa Gado de Corte atuou, e continuará atuando, alinhada com o contexto dos desafios da cadeia produtiva, realizando PD&I como alicerces da pecuária eficiente, em benefício da sociedade brasileira e de uma produção mais sustentável. Esta obra, além de apresentar um pouco desta história, tem por intuito celebrar os 35 anos e retratar o Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte. 

 

SOARES, C. O. (Ed.). Gado de corte em retrato. Brasília, DF: Embrapa, 2012. 160 p. il. color.

 

Linha do tempo: 36 anos da Embrapa Gado de Leite

Com a edição desta Linha do Tempo, a Embrapa Gado de Leite comemora 36 anos de fundação lançcando luz sobre o seu passado.  Voltar-se para a história significa rever os próprios fundamentos, reencontrando importantes realizações, responsáveis pela construção da Identidade da Empresa.

Lançando um olhar específico sobre as ações de pesquisa e transferência de tecnologias da Embrapa Gado de Leite, esta Linha do Tempo revela boa parte da história do agronegócio do leito no Brasil.

PORTUGAL, J. A. B.; PEREIRA, C. R.; NEIVA, R. A. (Org.). Linha do tempo: 36 anos da Embrapa Gado de Leite. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2012. 66 p.

 

Histórias e memórias da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia trabalha no resgate e na construção de sua memória desde 2008. Entre os inúmeros resultados decorrentes dessas ações, destacam-se: a criação da Galeria de Chefes; a construção do busto em homenagem ao Dr. Dalmo Catauli Giacometti; o projeto para a  construção do "Museu da  Ciência"; e a criação de um site com a linha do tempo da Unidade, entre outros.

Mas, sem dúvida, um dos resultados mais expressivos dessas ações é a elaboração deste livro, que é a representação escrita da memória oral da Unidade. Muito mais do que documentos, este livro apresenta a história da Unidade pela visão de quem a construiu: seus empregados.

PONTUAL, M. de A. C.; SCHMIDT, F. G. V.; MAGALHÃES, J. C. C. Histórias e memórias da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: coletânea de depoimentos de quem construiu essa história. Brasília, DF: Embrapa, 2014. 462 p. il. color.

 

Embrapa Grape & Wine: international relations

Embrapa Uva e Vinho é uma  Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Ao longo dos seus 35 ano de existência foi gerando resultados para a viabilidade da cadeia produtiva de vitivinicultura e produção de frutas de clima temperado. Opera em todo o país, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, o que permitiu o avanço de validação e de transferência de tecnologias para beneficiar os agricultores brasileiros e a sociedade.

Esta publicação apresenta um conjunto de informações focadas no potencial de cooperação internacional da Embrapa Uva e Vinho.

 

TONIETTO, J.; HOFFMANN, A.; FIALHO, F. B.; ZANUS, M. C. (Ed.). Embrapa Grape & Wine: international relations. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2011. 81 p.

 

O recurso tecnologia da informação em uma instituição de pesquisa agropecuária - De 1974 a 2000

Editado por Antenor Turazi, o livro faz uma análise da evolução do uso do recurso Tecnologia da Informação pela Embrapa, desde a criação do Departamento de Processamento de Dados (DPD), que iniciou a operação dos primeiros equipamentos próprios, em agosto de 1976. O pioneirismo da Embrapa resultou na descentralização do processo de uso da tecnologia da informação, em um período no qual muitas empresas ainda receavam enfrentar tal desafio. O olhar panorâmico sobre as transformações e os resultados obtidos com a adoção e o aprimoramento do uso da tecnologia da informação apresenta-se em forma de relato histórico, feito a partir de documentos e projetos escritos por profissionais integrantes do corpo técnico da Empresa.

TURAZI, A. (Ed.). O recurso tecnologia da informação em uma instituição de pesquisa agropecuária: de 1974 a 2000. Brasília, DF : Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia : Embrapa Departamento de Informação e Informática, 2001. 237 p.

 

Sementes da inovação: contribuindo para a modernização da transferência de tecnologia na Embrapa: 1991 a 2001

 

O livro revela de forma clara e objetiva, como e porque, a Embrapa Informação Tecnológica, Unidade de Serviço da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ao longo dos dez primeiros anos de existência, estabeleceu-se como uma conceituada editora, capaz de tornar acessível o conhecimento gerado pela Embrapa, a partir do processo de disseminação de informações e tecnologias, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, com a produção e distribuição de diversos tipos de publicações.

 

EMBRAPA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. Sementes da inovação: contribuindo para a modernização da transferência de tecnologia na Embrapa: 1991 a 2001. Brasília, DF, 2002.

 

Os territórios da agropecuária brasileira: 40 anos de pesquisa e inovação

Autoria do pesquisador e ex-chefe-geral  da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda. Na publicação é narrada a trajetória de sucesso do centro de pesquisa. Sua história teve início nos anos 1980, com a criação por uma equipe de um laboratório dedicado às aplicações do sensoriamento remoto na agropecuária em Petrolina (PE). Nas décadas seguintes ocorreu a estruturação da Embrapa Territorial, em Campinas (SP).

Em seus capítulos, o livro apresenta realizações, serviços e produtos entregues pela equipe nos últimos 40 anos, destacados ano por ano, além de uma lista com mais de 1.400 parceiros, clientes e usuários da Embrapa Territorial, do setor público e privado, atendidos ao longo dessas quatro décadas.

MIRANDA, E. E. de. Territórios da agropecuária brasileira: 40 anos de pesquisa e inovação. Brasília, DF: Embrapa, 2021. 196 p.

 

Estação experimental Cascata: uma crônica fotográfia 2002-2019. 

image.png

 

Fundada em 1938, a Estação Experimental Cascata é a segunda estação experimental mais antiga do País dentre aquelas criadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Nestes 84 anos de existência, de sempenhou um papel fundamental para o avanço da agricultura no ul do Brasil, contribuindo para a melhoria das condições econômicas e sociais da região. Mesmo passando por diversas transformações ao longo de sua história, manteve sempre um forte vínculo com a agricultura familiar. Já nos últimos tempos, incorporou os princípios agroecológicos e, pelo trabalho realizado no tema agroecologia, tornou-se referência para pesquisa nessa área.

MEDEIROS, C. A. B.; REICHERT, L. J. Estação experimental Cascata: uma crônica fotográfica 2002-2019. 196 p.