O que são os ODS O que são os ODS

  •  

    Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

    A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz. 

    Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

    Durante os  anos de implementação da Agenda 2030, os ODS e suas metas estimulam e apoiam ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

A Embrapa e os ODS A Embrapa e os ODS

A coordenação da estratégia de alinhamento e o acompanhamento das ações da Embrapa em relação aos ODS está sob a responsabilidade da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), com a participação de várias Unidades Centrais. Como alimentação e agricultura tem relação com praticamente todos os ODS, a Embrapa realizou ampla avaliação de toda a sua programação de pesquisa e inovação agropecuária, mapeando interfaces e sinergias com os ODS e suas metas. A conclusão desse trabalho de alinhamento é que a empresa contribui, direta ou indiretamente, para o alcance de 131 das 169 metas vinculadas aos 17 ODS. 

Evidenciar o alinhamento do seu trabalho ao compromisso internacional com os ODS é uma maneira de a Embrapa prestar contas à sociedade e mostrar como poderemos ajudar a erradicar a pobreza no Brasil em todas as suas formas, contribuindo com alternativas que poderão também ser adotadas em várias partes do mundo.

O compromisso brasileiro com os ODS foi definido pelo Decreto número 8.892/2016, que criou a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

E-books - Contribuições da Embrapa para os ODS E-books - Contribuições da Embrapa para os ODS

A Embrapa organizou uma série de publicações composta por 18 e-books que abordam como a atuação da Empresa está vinculada a cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Para acessar e baixar uma publicação, basta clicar no ícone do ODS correspondente. 

*Os e-books estão disponíveis em formato PDF e ePub. Para ler essas publicações em ePub, é necessário ter no celular ou computador um desses softwares gratuitos.  Para Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre

Avaliação dos Impactos das Tecnologias na Embrapa - Balanço Social Avaliação dos Impactos das Tecnologias na Embrapa - Balanço Social

A Embrapa, por meio do seu Balanço Social, publicado desde 1997, divulga a avaliação de impactos de tecnologias, dentre outros indicadores, como forma de dar transparência às ações realizadas pela empresa. A avaliação é realizada em quatro pilares: econômico, social, ambiental e institucional. Uma amostra de tecnologias de cada unidade da Embrapa é avaliada e monitorada até o final de sua vida útil (ou desuso), utilizando metodologia específica desenvolvida pela empresa. É importante frisar que as tecnologias avaliadas anualmente e que fazem parte do balanço social estão, em sua maioria, intrinsecamente alinhadas à Agenda 2030 e seus ODS. 

Sob essa perspectiva, o Desenvolvimento Sustentável seria capaz de promover o equilíbrio positivo entre os chamados 5 Ps da sustentabilidade, que são: Pessoas, Planeta, Parcerias, Paz e Prosperidade. Dessa forma, apenas podem ser consideradas como sustentáveis as tecnologias que melhorem a qualidade de vida das pessoas, a qualidade ambiental, estabeleçam parcerias em busca da sustentabilidade e que promovam a paz e a prosperidade.

Desde 2020, 140 tecnologias desenvolvidas pela Embrapa foram alinhadas a 82 metas dos 17 ODS; e em 2021, houve o alinhamento de 156 tecnologias a 131 metas ODS, contribuindo para o alcance dos pilares da Agenda 2030.


As Tecnologias Balanço Social e os ODS


Para 156 das 170 tecnologias apresentadas no Balanço Social de 2021 foi aplicado um instrumento para estabelecer o alinhamento destas às 131 metas ODS. Sob a premissa de que uma tecnologia contribui para um ODS se, ao menos, uma meta estiver alinhada ao mesmo, as tecnologias avaliadas contribuíram com todos os 17 ODS. 
Para mais detalhes, clique aqui.