Produção Agropecuária

Abaixo você encontra dados numéricos, gráficos e cartográficos sobre produção, área plantada, área colhida e produtividade de soja, milho, grãos (soja+milho), laranja, café, cana-de-açúcar e algodão, além de dados de produção de aves, suínos, bovinos e madeira (papel e celulose).

Conforme o interesse, os dados podem ser obtidos para vários recortes espaciais (Brasil, Regiões, Estados e Bacias Logísticas). O sistema gera, por exemplo, um total de 360 mapas para cada cultura por ano. 

Cada recorte espacial de interessse pode ser obtido para cada um dos 27 anos entre 1990 e 2016, contabilizando cerca de 10.000 mapas por cadeia. É possível ainda construir panoramas da evolução temporal da produção de cada cadeia nesses recortes territoriais, acrescentando quase 40.000 mapas  adicionais.

No total, o sistema permite a geração automática de aproximadamente 535.000 mapas iterativos.

Os dados, agregados por microrregião, são oriundos das  pesquisas anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

DADOS GRÁFICOS

Selecione um produto, uma variável e um território de interesse.

Produto: Variável: Território:

icone

Os dados apresentados são oriundos da Produção Agrícola Municipal (PAM).

Evolução Anual do Volume Produzido ()



DADOS CARTOGRÁFICOS

Selecione o ano para visualização espacial:

Em , produziu de , em uma área plantada de hectares, área colhida de hectares e produtividade de (toneladas/hectares de área colhida). A produção de está presente em , e .

: Mapa da repartição territorial da Produção de (em )



A visualização em classes não é suficiente para expressar a concentração territorial da produção de no território . Para expressar a concentração, o total da produção foi dividido em 4 quartéis, ordenados de Q4 à Q1, onde cada quartel reúne cerca de 25% do volume analisado em um número variável de microrregiões. O Q4 compreende as microrregiões de maior volume analisado.

: Mapa da concentração territorial da Produção de (4 Quartéis)



Em termos da Produção o quartel Q4 contém . O quartel Q3 contém . O quartel Q2 contém . As demais , amplamente dispersas, estão no quartel Q1.

A soma dos quartéis Q4, Q3, Q2 e Q1 representa o grupo chamado de G100, o total dos dados estudados. Nos trabalhos de Inteligência Territorial, considera-se apenas o chamado G75, a soma dos quartéis Q4, Q3 e Q2.

: Mapa da repartição territorial de 75% da Produção de (3 Quartéis)



Em termos da Produção, pelo menos 75% da produção de concentrou-se em apenas .

EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO G75

As microrregiões do G75 (Q4+Q3+Q2) podem ser analisadas de acordo com sua dinâmica temporal. Ao considerar dois anos de análise, é possível categorizar as microrregiões em três classes:

  • microrregiões se mantiveram em ambos cenários (persistentes);
  • microrregiões presentes no ano incial e ausentes no ano final (retiradas); e
  • microrregiões presentes apenas no ano final (incluídas).

Selecione abaixo o intervalo temporal de interesse para analise da evolução do G75 da Produção de no .


Ano inicial: Ano final:

: Mapa da evolução espaço-temporal do G75 da Produção de entre os anos 1990 e 2016



DADOS NUMÉRICOS

Navegue pelos dados completos de produção detalhados por microrregiões.


Produção Agropecuária Detalhada ()