Prêmios Prêmios

O Prosa Rural foi reconhecido por diversas instituições como ação relevante para a melhoria das condições sociais dos jovens agricultores familiares brasileiros e recebeu os prêmios:
 

Tecnologia Social – Nead / MDA 2009 Tecnologia Social – Nead / MDA 2009

O Prosa Rural foi escolhido em 2009 como uma das cinquenta melhores experiências na área de tecnologia social desenvolvidas no Brasil, figurando na categoria Tecnologia Social para a Educação. A seleção foi feita pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O reconhecimento do programa como importante veículo de difusão de conhecimento e de participação social aconteceu no início de 2009, quando uma comissão técnica finalizou a seleção das iniciativas para compor a Rede Temática de Tecnologias Sociais.

Indicado pela FAO ao prêmio Príncipe de Astúrias Indicado pela FAO ao prêmio Príncipe de Astúrias

Logo FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação

O Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para a América Latina e Caribe indicou o Prosa Rural, programa de rádio produzido semanalmente pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para concorrer ao Prêmio Príncipe de Astúrias na categoria Comunicação e Humanidades.

A FAO é o órgão das Nações Unidas que tem como um de seus objetivos promover o desenvolvimento rural.

Segundo carta do Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, José Graziano da Silva, a indicação do Prosa Rural se deve ao reconhecimento do trabalho que o programa vem desenvolvendo nos últimos anos ao levar a milhares de produtores rurais brasileiros, em linguagem adequada, informações condizentes com suas rotinas e que influenciam suas vidas, demonstrando consciência das necessidades e desejos desta população.

O prêmio foi criado em 1981 pela Fundação Príncipe de Astúrias com o objetivo de distinguir o trabalho científico, técnico, cultural, social e humano realizado no âmbito internacional por pessoas, instituições, grupos de pessoas ou de instituições cujos feitos constituam um exemplo.

Acesse aqui o documento original

Prêmio RIDELC 2007 Prêmio RIDELC 2007

A Red Internacional de Desarrollo Económico, Local y Comunitário, em 2007, selecionou 10 de 151 experiências que proporcionam o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das sociedades locais, entre as quais consta o Prosa Rural, por se tratar de um produto de comunicação que tem como objetivo apoiar às famílias rurais com informações resultantes da pesquisa agropecuária realizada no País.

Clique aqui e visite o site do Concurso RIDELC

Prêmio Inovação Enap 2006 Prêmio Inovação Enap 2006

Em 2006, o reconhecimento do Prosa Rural veio da Escola Nacional de Administração – Enap, em seu 10º concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, que premia anualmente até 20 iniciativas que apresentem soluções inovadoras em organizações do governo federal, para que possam melhorar a qualidade do atendimento e a eficácia e a eficiência dos serviços ofertados aos cidadãos.

A partir dessa premiação, o Prosa Rural passou a compor o Banco de Soluções da Enap, na categoria Arranjos Institucionais para Coordenação.

Clique aqui e conheça o banco de soluções da ENAP.

Fundação Banco do Brasil 2005 Fundação Banco do Brasil 2005

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social identifica, seleciona e certifica produtos, técnicas ou metodologias que apresentem respostas efetivas para diferentes demandas da sociedade. São as chamadas tecnologias sociais, propostas inovadoras de desenvolvimento, com interação da comunidade e reais possibilidades de transformação social.

Em 2005 foi a vez do Prosa Rural passar a integrar o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil após ser selecionado como um dos finalistas ao prêmio.


Banco de Tecnologias da Fundação Banco do Brasil

Aberje 2004 Aberje 2004

Primeiro prêmio concedido ao programa Prosa Rural pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje destaca anualmente projetos que reforçam a imagem institucional das organizações do País e que ainda demonstrem sua responsabilidade corporativa e sua preocupação com cidadania, educação, saúde, cultura, esporte e meio ambiente.

O reconhecimento do Prosa Rural como instrumento eficiente para reforçar o relacionamento da Embrapa com a comunidade aconteceu durante a 30ª edição do prêmio, em 2004, na etapa regional Centro-Oeste/Leste.