Objetivos e metas estratégicas

Os 11 objetivos estratégicos (OEs) estão classificados em duas categorias:

  • Objetivos finalísticos, associados ao ecossistema de inovação

  • Objetivos de gestão, associados à eficiência organizacional

Cada um desses OEs representa um compromisso de atuação durante os próximos anos, buscando responder aos desafios futuros de forma transversal e direta. Por meio das metas estratégicas de curto (até 2023), médio (até 2025) e longo (até 2030) prazos, que compõem o PDE, será feito o monitoramento desses objetivos. Tais metas não têm o intuito de abarcar todo o escopo do OE ao qual elas estão vinculadas. A função das metas é agregar esforços para entregar valor efetivo para a sociedade, atendendo prioritariamente àquelas demandas emanadas das consultas que embasaram a elaboração do PDE. Monitorar o cumprimento das metas e atender às demandas expressas pelos desafios de inovação é o que dará dinamicidade ao VII PDE, ao mesmo tempo em que orientará seu alinhamento ao longo do tempo.

Documento versão PDF

Publicação

O VII PDE traz um novo olhar sobre o posicionamento institucional, pensado a partir da diversidade dos ecossistemas de inovação para aprimorar a execu...

Objetivos de posicionamento no ecossistema de inovação

Sustentabilidade e competitividade

Sustentabilidade e competitividade

Gerar soluções tecnológicas e oportunidades de inovação para promover a sustentabilidade e a competitividade da agropecuária nacional.

Especificações

  • Desenvolver meios para garantir maior competitividade e sustentabilidade dos sistemas produtivos agropecuários, nos diferentes biomas e regiões.
  • Viabilizar soluções para sistemas produtivos emergentes, com capacidade de impactar positivamente as economias e comunidades locais, incluindo associações e cooperativas.
  • Viabilizar o desenvolvimento de tecnologias e processos agropecuários para promover a sustentabilidade e a competitividade da agropecuária, utilizando conhecimentos em nanotecnologia, biotecnologia e recursos genéticos, engenharia genética, agricultura digital, entre outros.

Metas

  1. Até 2025, incrementar em 20% o benefício econômico gerado por práticas agropecuárias e tecnologias sustentáveis redutoras de custos desenvolvidas pela Embrapa e parceiros.
  2. Até 2025, aumentar em 15% a adoção de tecnologias produzidas pela Embrapa e parceiros que preservem a qualidade nutricional, a segurança ou a vida útil de produtos da agropecuária, contribuindo para redução de perdas de alimentos.
  3. Até 2030, aumentar em 10% a adoção de cultivares de grãos, hortaliças, frutíferas e forrageiras da Embrapa e parceiros.

Dados e informações dos recursos naturais

Dados e informações dos recursos naturais

Ampliar e qualificar a base de dados e informações sobre recursos naturais do território nacional.

Especificações

  • Liderar pesquisas orientadas para a coleta e análise de dados com vistas ao mapeamento e ao monitoramento sistemático do território nacional, com foco na ocupação agrícola racional.
  • Desenvolver pesquisas nas áreas sobre as quais há menor conhecimento das condições físicas, biológicas, socioeconômicas, de infraestrutura e logística e naquelas degradadas, que necessitam de novos conhecimentos para recuperação ou melhor aproveitamento.
  • Orientar o desenvolvimento dos sistemas agropecuários a longo prazo, sejam eles consolidados ou emergentes, e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas.

Meta

  1. Até 2025, ampliar em 100% o número de usuários de plataformas digitais de dados espaço-temporais integrados para o território brasileiro desenvolvidas pela Embrapa e parceiros.

Novas tendências de consumo e agregação de valor

Novas tendências de consumo e agregação de valor

Gerar conhecimentos e tecnologias que promovam a agregação de valor a produtos, processos e serviços oriundos das cadeias agropecuárias e agroindustriais, explorando as novas tendências de consumo.

Especificações

  • Fomentar o desenvolvimento de cadeias agropecuárias e agroindustriais que gerem produtos com valor agregado, incluindo atributos como local de origem, insumos usados, processamento, conservação, transporte e fatores de qualidade, como aparência, sabor, maciez, sanidade, características nutricionais e funcionais.
  • Atender às expectativas de uma sociedade mais exigente, que valoriza as questões ambientais, sociais e éticas.

Metas

  1. Até 2025, aumentar em 15% o impacto econômico gerado pela adoção de tecnologias agregadoras de valor a produtos alimentares, florestais e agroindustriais desenvolvidas pela Embrapa e parceiros.
  2. Até 2025, aumentar em 40% o impacto econômico de soluções tecnológicas da Embrapa e parceiros relacionadas às boas práticas de produção de pescado, carne, leite e ovos.

Segurança e defesa zoofitossanitária

Segurança e defesa zoofitossanitária

Promover e fortalecer PD&I para segurança e defesa zoofitossanitária na cadeia agropecuária.

Especificações

  • Promover o uso correto de agroquímicos associado a alternativas de controle, buscando maior conscientização dos produtores para o uso correto, e o melhor esclarecimento da sociedade sobre o tema.
  • Fomentar a adoção de medidas sanitárias vegetais e animais com o objetivo de melhorar a produtividade/competitividade, preservar a saúde do consumidor, evitar contaminação ambiental, atender às demandas de mercado, respeitar barreiras técnicas e evitar a entrada e a circulação de pragas e doenças no País.

Metas

  1. Até 2025, aumentar em 30% o impacto econômico gerado por tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros para o manejo de problemas zoofitossanitários.
  2. Até 2030, contribuir para o aumento de 15% na adoção do manejo integrado e de insumos biológicos desenvolvidos pela Embrapa e parceiros para o controle de pragas e doenças da cadeia agropecuária brasileira.

Biomassa, resíduos, bioinsumos e energia renovável

Biomassa, resíduos, bioinsumos e energia renovável

Desenvolver tecnologias e conhecimentos que contribuam para a bioeconomia por meio da utilização de recursos de base biológica para a geração de bioprodutos, bioinsumos e energia renovável.

Especificações

  • Criar novas oportunidades a partir do aprofundamento do conhecimento sobre a biodiversidade dos biomas
  • Fortalecer a agricultura com base nos conceitos de bioeconomia, viabilizando seu potencial de oferta de novos materiais, de químicos e de energia.
  • Fortalecer a multifuncionalidade da agricultura brasileira a partir do estímulo ao vínculo entre agricultura e indústria e da redução do tempo do fluxo de transformação entre conhecimento-tecnologia-inovação.

Metas

  1. Até 2025, viabilizar a incorporação (adoção) pelo setor produtivo de cinco soluções tecnológicas alternativas a produtos de base não renovável.
  2. Até 2030, viabilizar a disponibilização de cinco novas matérias-primas renováveis para uso no contexto da bioeconomia.
  3. Até 2030, viabilizar a incorporação (adoção) pelo setor produtivo de cinco bioativos e bioinsumos a partir dos recursos genéticos da Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica.

Desenvolvimento regional sustentável e inclusão produtiva

Desenvolvimento regional sustentável e inclusão produtiva

Gerar e disponibilizar conhecimento, práticas produtivas e alternativas tecnológicas sustentáveis voltadas para o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão produtiva.

Especificações

  • Contribuir para as estratégias nacionais relacionadas com o desenvolvimento da agricultura, incluindo a participação ativa na execução de iniciativas, projeto e programas do governo e o fornecimento de subsídios para as diversas instâncias do Executivo, Legislativo e Judiciário.
  • Viabilizar a geração de conhecimentos e soluções tecnológicas que contribuam para a implementação de políticas públicas.

Metas

  1. Até 2025, aumentar em 25% o impacto econômico gerado por meio da adoção de tecnologias e práticas desenvolvidas pela Embrapa e parceiros para o Semiárido e a Amazônia.
  2. Até 2025, contribuir para a geração de 200 mil empregos diretos e indiretos pela adoção das tecnologias da Embrapa e parceiros pelo setor produtivo.
  3. Até 2025, aumentar em 30% a adoção de tecnologias, produtos e processos desenvolvidos pela Embrapa e parceiros para incentivar o desenvolvimento de cadeias curtas de produção e mercados locais.

Enfrentamentos de mudança do clima na agropecuária

Enfrentamentos de mudança do clima na agropecuária

Desenvolver informação, conhecimento e tecnologia para o enfrentamento dos efeitos da mudança do clima na agropecuária.

Especificações

  • Desenvolver e implementar avanços tecnológicos em ritmo e intensidades capazes de contrapor aos efeitos negativos da mudança do clima, garantindo o maior benefício e a segurança das atividades agrícolas frente às alterações climáticas e respeitando diferenças regionais.
  • Viabilizar soluções tecnológicas que contribuam para a implementação de políticas públicas, bem como disponibilizar informações e conhecimentos para subsidiar decisões e objetivos estratégicos de governo, tais como mecanismos (informações, modelos, sistemas) de prevenção e mitigação de riscos e eventos associados às mudanças climáticas.

Metas

  1. Até 2025, ampliar em 10 milhões de hectares as áreas de sistemas integrados de produção e recuperação de pastagens que utilizam soluções tecnológicas geradas pela Embrapa e parceiros, contribuindo para mitigação de 60 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
  2. Até 2025, disponibilizar cinco sistemas de manejo desenvolvidos pela Embrapa e parceiros para o manejo sustentável de florestas naturais adaptados às diferentes regiões brasileiras.
  3. Até 2030, aumentar em 1 milhão de hectares a área de florestas plantadas com sistemas de produção, desenvolvidos pela Embrapa e parceiros, adaptados e produtivos nas diversas combinações ambientais do teritório brasileiro.
  4. Até 2030, aumentar em 10% os benefícios econômicos derivados do Zoneamento de Risco Climático (Zarc) com apoio da Embrapa e parceiros.

Automação de processos, agricultura de precisão e digital

Automação de processos, agricultura de precisão e digital

Otimizar os sistemas produtivos agropecuários e agroindustriais por meio da automação de processos e da agricultura de precisão e digital.

Especificações

  • Incorporar novas soluções tecnológicas em automação e agricultura de precisão e digital aos sistemas de produção.
  • Promover maior compartilhamento de dados e informação entre os atores das cadeias produtivas e os usuários das plataformas de dados abertos, com intensificação do uso de arquiteturas big data e de ferramentas de mineração de dados.
  • Gerar algoritmos cada vez mais inteligentes, a serem usados por agentes públicos e privados para identificar tendências, novos nichos de mercado e demandas dos diversos elos das cadeias de valor.

Metas

  1. Até 2025, viabilizar a incorporação (adoção) pelo setor produtivo de dez soluções tecnológicas em automação e agricultura digital para as cadeias agropecuárias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros.
  2. Até 2025, aumentar em 100% o número de usuários de aplicativos e sistemas digitais gerados pela Embrapa e parceiros. 

Objetivos de melhoria da gestão e da eficiência organizacional

Racionalização de recursos e diversificação de fontes

Racionalização de recursos e diversificação de fontes

Racionalizar o uso de recursos orçamentários e financeiros, buscar sua ampliação e a diversificação de fontes, visando à eficiência operacional e à sustentabilidade institucional.

Especificações

  • Implementar e intensificar estratégias para a racionalização dos custos na Embrapa.
  • Buscar fontes alternativas aos recursos oriundos do governo federal a fim de assegurar melhor sustentabilidade e posicionamento da Empresa no mercado de inovação.
  • Implementar mecanismos que viabilizem maior

Metas

  1. Até 2022, estabelecer pelo menos quatro centros de serviços administrativos compartilhados.
  2. Até 2023, aumentar em 10% a receita de produtos oriunda de licenciamentos de ativos tecnológicos da Embrapa.
  3. Até 2023, aumentar para 40% a participação de projetos de inovação aberta com o setor produtivo na programação de PD&I.
  4. Até 2030, reduzir em 10% os gastos totais da Empresa em termos reais.

Excelência na gestão e governança

Fortalecer e consolidar a excelência na governança e na gestão institucional.

Especificações

  • Assegurar a conformidade, confiabilidade e rastreabilidade das informações e a eficiência do desempenho dos processos organizacionais e de governança da Empresa.
  • Estabelecer e monitorar procedimentos, mecanismos e controles que melhor atendam aos fundamentos e requisitos de excelência da governança e da gestão pública.
  • Adquirir, desenvolver, implantar e compartilhar competências, infraestrutura adequada e eficiente, estratégias de comunicação atualizadas e integradas, bem como práticas organizacionais ágeis, modernas e seguras, que garantam o cumprimento da missão e o reconhecimento da Embrapa como protagonista no desenvolvimento da agropecuária brasileira.

Metas

  1. Até 2023, consolidar o modelo de governança que alcance a excelência nos padrões estabelecidos para empresas estatais federais.
  2. Até 2023, implantar os seis fundamentos de gestão para a excelência em conformidade com modelos de referência e programas do governo federal.
  3. Até 2027, aumentar em 10% o índice de imagem institucional positiva da Embrapa.

Transformação digital

Transformação digital

Ampliar a transformação digital da Embrapa, estruturando a tecnologia da informação, a governança e a gestão de dados e promovendo a transferência e o uso do conhecimento digital.

Especificações

  • Acelerar o processo de transformação digital corporativo baseado em estratégias que viabilizem a adoção de novos serviços e recursos digitais.
  • Garantir que empregados e colaboradores se beneficiem das novas possibilidades de trabalho na era digital, maximizando os resultados de PD&I, e, particularmente, facilitando e agilizando o trabalho de pesquisa e de comunicação dos resultados.
  • Ampliar a capacidade de atuação integrada e cooperativa dos empregados em ambiente digital, de maneira a que respondam às demandas e necessidades do setor produtivo com mais agilidade e eficiência.
  • Fortalecer a capacidade gerencial e analítica de dados dos processos de PD&I desde a prospecção até a oferta de ativos.
  • Estimular a colaboração e o compartilhamento de informações com parceiros para PD&I e para transferência de tecnologias e de conhecimento.

Metas

  1. Até 2030, atualizar e consolidar 100% da infraestrutura de Tecnologia da Informação institucional para permitir amplo uso da ciência de dados e ferramentas de TI nos sistemas de gestão, prospecção e realização de PD&I.
  2. Até 2030, integrar, automatizar e interoperar 100% das plataformas digitais disponibilizadas pela Embrapa de múltiplos usos e aplicações, com informações, ativos e sistemas, com tecnologias da informação (big data, blockchain, inteligência artificial, computação cognitiva, etc.) de modo a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos para as partes interessadas.