Megatendências

Biorrevolução

Síntese 

A biorrevolução é representada por avanços das ciências biológicas, que, associados ao desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação e comunicação, terão impactos significativos nas economias, saúde, agricultura e energia (McKinsey Global Institute, 2020). Na agricultura, avanços biológicos têm sido utilizados para ganhos de produtividade, controle de pragas, geração de novas fontes de energia. As tecnologias de base biológica e recursos genéticos na agricultura e alimentos se destacarão por meio de técnicas avançadas de biotecnologia, biologia sintética, estudos variados de genômica e fenômica1 Área da biologia que estuda a mensuração dos traços físicos e bioquímicos dos organismos, isto é, como os parâmetros mudam e se apresentam, em resposta à mutação genética devido aos vários fatores ambientais. vegetal, animal e em microrganismos, edição de genes, desenvolvimento de biomoléculas, entre outros biossistemas. As novas aplicações biológicas já estão melhorando a resposta aos desafios globais, incluindo mudanças climáticas e pandemias (McKinsey Global Institute, 2020).

Sinais e tendências

Implicações

  • A biologia sintética transformará o cultivo de alimentos, a fonte de origem de materiais e medicamentos e, na agricultura, promoverá crescentemente o aumento da produtividade e a sustentabilidade. Possibilitará a redução no uso de fertilizantes sintéticos, resistência a patógenos, dentre outros. 

  • A nanotecnologia será importante na área de segurança alimentar, nutrição e saúde, como no desenvolvimento de materiais nanoestruturados, novos materiais de resíduos agroindustriais, embalagens e revestimentos que aumentem a durabilidade de produtos na prateleira, fertilizantes, defensivos, e carreadores nanoestruturados para aumentar eficiência de absorção e diminuir perdas de nutrientes no solo, para auxiliar no manejo integrado de pragas e doenças, e para sistemas de entrega de vitaminas, compostos bioativos, RNA, DNA, dentre outros. 

  • Biossensores nanoestruturados e sistemas ciberfísicos representam a convergência entre tecnologias digitais e de base biológicas e deverão ganhar espaço nos próximos anos para tomadas de decisão pelo produtor, pela indústria, pelo consumidor e pela área de saúde.

  • Proteínas alternativas à base de vegetais ou de cultivo de células são outros exemplos de integração e convergência das áreas de saúde, biotecnologia, engenharia e agricultura.

  • Intervenções da agricultura vinculadas à nutrição, saúde e educação, direcionadas a crianças, pais e adultos, especialmente em áreas urbanas, podem claramente explorar melhor a diversidade total de fatores que impulsionam a imagem, a importância, a valorização, motivação, o aprendizado sobre o agro e o comportamento humano.