Notícias

01/10/10 |   Produção animal

Dia de Campo na TV - Alternativas tecnológicas para a pecuária leiteira no Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa.

Agência de Notícias - Embrapa. - Alternativas tecnológicas para pecuária leiteira no Acre.

Alternativas tecnológicas para pecuária leiteira no Acre.

Este programa foi ao ar no dia 01 de outubro de 2010.

A pecuária de leite é uma atividade produtiva de grande importância social e econômica no Estado do Acre. Ela é praticada, principalmente, por pequenos e médios produtores rurais e a maioria dos sistemas de produção de leite emprega apenas a mão-de-obra familiar. As tecnologias, desenvolvidas e/ou adaptadas pela Embrapa Acre estão ajudando os produtores a elevar a capacidade produtiva, a rentabilidade e a qualidade do leite produzido no estado. As inovações adotadas pelos produtores da região envolvem um conjunto de tecnologias que vem contribuindo para resolver problemas como a superlotação do pasto, o baixo padrão genético do rebanho e a degradação das pastagens, principais fatores que impedem o desenvolvimento da pecuária de leite na região.

Destacam-se oito tecnologias - o pastejo rotacionado, uso de cerca elétrica, suplementação com cana e uréia, arborização de pastagens, consorciação de pastagens com amendoim forrageiro, inseminação artificial, controle zootécnico e financeiro da propriedade e as boas práticas na ordenha manual –que têm contribuído para garantir retorno financeiro e ganhos ambientais.

O projeto foi implantado, em parceria com os produtores, nos municípios de Assis Brasil e Brasiléia, e nos últimos quatro anos as propriedades foram utilizadas como unidades demonstrativas para a transferência de tecnologias para outros produtores de leite da região, por meio de cursos e eventos como dias de campo. A realização do controle zootécnico e financeiro nas propriedades demonstrativas permitiu uma avaliação do impacto da adoção das tecnologias na eficiência técnica e econômica dos sistemas de produção utilizados, comprovando sua sustentabilidade.

O melhoramento genético do rebanho é outro fator da maior relevância e que produtores estão adotando. Eles aprenderam com técnicos da Embrapa Acre as facilidades e vantagens da inseminação artificial e passaram a utilizar sêmen de touros provados de raças leiteiras em cruzamentos. Em algumas propriedades, a produção de leite por lactação aumentou de 662 kg/vaca para 1.329 kg/vaca e a produção anual aumentou de 14.312 kg de leite para 20.518.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Diva Gonçalves (MTb 0148/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3255

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/