Notícias

19/07/13 |   Florestas e silvicultura

Dia de Campo na TV - Espécies arbóreas nativas em sistemas agrossilvipastoris

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa

Arquivo Embrapa - Árvores nativa.

Árvores nativa.

Este programa foi ao ar no dia 19 de julho de 2013.

A arborização de pastagens é uma tecnologia que visa assegurar o bem-estar animal e contribuir com a sustentabilidade de sistemas de produção de ruminantes em pastagens. Quando bem planejada, pode colaborar para o aumento da fertilidade do solo e da produtividade da pastagem, melhoria da qualidade da dieta dos animais, redução da erosão do solo, diversificação da renda do produtor com produção de madeira, frutas, resinas, óleos essenciais, dentre outros produtos. Além disso, contribui para a adequação ambiental das propriedades.

Uma das etapas mais importantes no planejamento da arborização de pastagens é a escolha certa das espécies arbóreas. O uso de espécies com características inadequadas pode significar o fracasso na adoção dessa tecnologia. Por isso, deve ser utilizadas espécies de crescimento rápido, adaptadas ao ambiente de pastagem, com arquitetura de copa que permita boa transmissão de luz para o crescimento do pasto, e ao mesmo tempo forneça sombra aos animais. As melhores espécies para arborização de pastagem são preferencialmente as leguminosas, sem efeito tóxico para os animais, dentre outras características importantes. O problema é que, apesar da grande biodiversidade da flora arbórea brasileira, faltam informações técnicas organizadas sobre quais as melhores espécies para arborização de pastagens no Brasil.

Para mudar esta realidade pesquisadores da Embrapa Acre e Embrapa Rondônia realizaram um trabalho de pesquisa durante 5 anos, que resultou no livro Guia arbopasto: manual de identificação e seleção de espécies arbóreas para sistemas silvipastoris. Neste livro são apresentadas 51 opções de espécies arbóreas nativas, classificadas e ranqueadas com base na sua aptidão para produção de madeira e fornecimento de serviços múltiplos em sistemas silvipastoris. Além disso, apresenta uma metodologia inovadora para avaliação de espécies arbóreas de crescimento espontâneo em áreas de pastagem.

O Dia de Campo na TV sobre Espécies arbóreas nativas em sistemas agrossilvipastoris foi produzido pela Embrapa Acre (Rio Branco/AC), Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Kadijah Suleiman (MTb/RJ 22729 JP)
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (69) 3901-2511

Mauricilia Silva
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212 3225

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/