Notícias

10/02/05 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Manejo de castanhais nativos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fevereiro/2005 - 2ª semana - Região Norte

A região norte é responsável por mais de 98% da produção nacional de castanha-do-brasil. Pesquisadores de várias instituições têm monitorado os reflexos desta atividade não só na economia, mas também em termos ambientais, com estudos que mostram a necessidade da adoção de técnicas de manejo para preservar o equilíbrio entre fauna e flora nestes ecossistemas e seu uso sustentável. A pesquisa da Embrapa Acre, em parceria com comunidades extrativistas, é realizada na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Brasiléia, a 230 km de Rio Branco (AC).

O processo de manejo começa com o planejamento da exploração. É importante mapear as árvores mais produtivas no castanhal e verificar o nível de regeneração da floresta. A retirada indiscriminada dos frutos compromete a saúde do castanhal, além da manutenção de pequenos animais que se alimentam destes frutos e que fazem parte da dieta alimentar das comunidades extrativistas.

"As pesquisas mostraram que a presença de cipós na copa da castanheira compromete a produtividade. Por isto, estamos recomendando seu corte no período da entressafra. A técnica tem garantido ganhos de produtividade média em torno de 400 ouriços por castanheira ou o equivalente a 7 latas de 18 litros/árvore", afirmou a pesquisadora Lúcia Helena de Oliveira Wadt, da Embrapa Acre.

Região Norte

 

Mauricília Pereira da Silva
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2005