Notícias

23/03/05 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Pós-colheita de castanha-do-Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2005 - 4ª semana - Região Norte

A castanha-do-brasil é um produto nativo da Amazônia, de grande importância social, econômica e ambiental. É considerada um dos produtos mais completos e ricos em termos nutricionais, sendo excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, que auxiliam desde o desenvolvimento do organismo até a prevenção de doenças do coração e de câncer.

No entanto, algumas etapas do processo de pós-colheita são essenciais para garantir a qualidade do produto e a comercialização. Pesquisadores da Embrapa Acre têm estudado o processo de pós-colheita junto com comunidades extrativistas no intuito de minimizar e erradicar os problemas de contaminação da semente por fungos e microorganismos que comprometem a qualidade da castanha e, em determinados casos, chegam até a oferecer riscos à saúde humana.

De acordo com a pesquisadora Cleisa Cartaxo, as boas práticas de pós-colheita são simples e passam pelo planejamento da coleta, cuidados no armazenamento e processamento da semente. Os detalhes sobre estes procedimentos serão discutidos no programa.

Região Norte

 

Mauricília Pereira da Silva
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2005