Expansão da Guaranaicultura – Criação do Circuito Metropolitano de Cultura de Guaraná – Metodologia Participativa de Transferência de Tecnologia como Alternativa de Emprego e Renda para Promoção do Desenvolvimento Local.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: ROSA, Felipe Santos da

Este é um Projeto de Transferência de Tecnologia visando o desenvolvimento Regional, por meio da expansão do cultivo de guaraná nos municípios de Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Iranduba, fortalecendo a cultura no Estado do Amazonas. Com isso, objetiva-se interiorizar o desenvolvimento, gerar emprego nos municípios, aumentar e oferecer alternativa de renda aos produtores, facilitar que produtores e compradores realizem negócios de forma direta e auxiliar na sustentação dos Polos de Bioindústria e Concentrados do Polo Industrial de Manaus (PIM), que utiliza guaraná como insumo básico em seus produtos, garantindo assim, os incentivos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), permanecendo com suas indústrias no Estado. O Corredor Metropolitano da Cultura do Guaraná segue as práticas recomendadas pela pesquisa indicadas no Sistema de Produção da Cultura do Guaranazeiro, documento técnico publicado pela Embrapa. Essencialmente, o Projeto visa estimular a ampliação da área de plantio na região metropolitana, e, consequentemente, a produção, com foco em maior produtividade, gerando trabalho e diversificando a alternativa de renda ao produtor, proporcionando o desenvolvimento econômico dos municípios envolvidos, bem como o relaxamento da pressão da demanda de consumo sobre a cadeia do insumo.

Ecossistema: Amazônico

Situação: concluído Data de Início: Tue Mar 01 00:00:00 GMT-03:00 2016 Data de Finalização: Thu Feb 28 00:00:00 GMT-03:00 2019

Unidade Lider: Embrapa Amazônia Ocidental

Líder de projeto: Rosangela Santos dos Reis Lima, Indramara Lobo de Araujo Vieira Meriguete

Contato: rosangela.reis@embrapa.br, indramara.araujo@embrapa.br

Galeria de imagens