14/04/16 |   Agricultura familiar

Conferência Estadual de Ater busca meios para universalização do atendimento ao agricultor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vera Batay

Vera Batay - Abertura oficial do evento contou com autoridades ligadas ao setor rural

Abertura oficial do evento contou com autoridades ligadas ao setor rural

O auditório da Vila Olímpica, em Manaus, é o palco para a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, que acontece entre os dias 13 e 14 de abril. O objetivo do evento – realizado em todo o País – é estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural (Ater) pública e de qualidade para os agricultores. 
 
O lema do evento, em 2016, é "Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis". As Conferências são espaços de debate que visam reafirmar e fortalecer a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o setor rural brasileiro. Antes das conferências estaduais e distrital, ocorreram as conferências em níveis territoriais, municipais, intermunicipais e temáticas, todas preparatórias para a Conferência Nacional, que ocorre de 31 de maio a 3 de junho de 2016, em Brasília. 
 
Durante os dois dias de evento no Amazonas, diversos atores que compõem o setor agropecuário amazonense planejam formas de tornar a Ater mais abrangente, visando a ampliação da produção de alimentos e a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras. A Conferência envolve, em todo o processo, representações das diversas instâncias de governo e da sociedade civil. 
 
Os debates da Conferência têm como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, participou, na noite do dia 13 de abril, da solenidade de abertura do evento. 
 
2ª CNATER
A 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (CNATER), que ocorre em Brasília, é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) e se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal.
 
A 2ª CNATER será norteada por eixos temáticos e transversais:
 
Eixos temáticos:
- Sistema Nacional de Ater – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social;
- Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar;
- Formação e construção de conhecimentos na Ater.
 
Eixos transversais:
Os eixos transversais serão trabalhados em toda a Conferência, contando com metodologia própria, garantindo seus debates e proposições. São eles:
 
- Ater para mulheres rurais;
- Ater para jovens rurais;
- Ater para povos e comunidades tradicionais.
 

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

amazoniaaterassistencia-tecnicaextensao-ruralidam