28/04/16 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Semana de grãos: pesquisadores realizam capacitações em milho e soja em Alagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Curso de milho reuniu 45 participantes

Curso de milho reuniu 45 participantes

Entre os dias 11 e 15 de abril, pesquisadores e técnicos da Embrapa participaram de uma série de eventos voltados ao fortalecimento da cultura de grãos no estado de Alagoas.

O "Seminário Alagoano de Produção de Grãos", ocorrido no dia 11, marcou o início das atividades e reuniu pesquisadores, técnicos, produtores e empresários do setor agropecuário no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).

O evento é parte das atividades do Programa de Incentivo à produção de Grãos, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). A comissão organizadora do evento contou com a participação dos pesquisadores Antônio Dias Santiago e Paulo de Albuquerque Silva, ambos da Embrapa. O secretário Álvaro Vasconcelos esteve presente na atividade.

De acordo com Hibernon Cavalcante Albuquerque, superintendente do Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, o programa tem pouco mais de um ano e vem acumulando parcerias importantes no fomento à produção de grãos no Estado. Hibernon ressalta a necessidade de oferecer opções ao produtor rural para complemento e opção à cana-de-açúcar, principal cultura da região.

 "Contamos com a parceria de 36 instituições públicas e privadas, e isso significa que o nosso trabalho está dando frutos. Empresas de fertilizantes, corretivos, fornecimento de máquinas de tratores, não é pouca coisa. A ideia não é concorrer com a cana, porque ela é o principal cultivo que nós temos, mas sim fornecer alternativas de diversificação à produção agropecuária de Alagoas", frisou.

Capacitações de milho e soja
Os cursos de milho e soja aconteceram nos dias 13 e 14, na sede da Faeal, e em Maceió.

A capacitação em milho contou com a participação de 45 produtores e técnicos agrícolas da região. O evento teve a participação dos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Israel Pereira Filho, abordando os aspectos gerais de um sistema de produção de milho de alto rendimento, e Antonio Marcos Coelho, que falou sobre fertilidade do solo e nutrição das plantas de milho.

Os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Élio Guzzo e Aldomário Negrissoli Junior facilitaram a etapa de controle de pragas na cultura do milho, ocorrida no período da tarde. O consultor Otávio Barros Neto encerrou o treinamento apresentando a mecanização do plantio e colheita da cultura.

No dia 14 foi a vez da capacitação sobre a produção de soja para 30 participantes. O pesquisador Sérgio Procópio, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, tratou das características da cultura e seu sistema de produção, e Cesar de Castro, da Embrapa Soja (Londrina, PR), apresentou os parâmetros de adubação e nutrição do grão.

Os participantes dos cursos receberam kits com diversas publicações sobre milho e soja, abordando os mais variados assuntos, como sistema de produção e manejo das culturas, controle e combate a pragas, doenças e plantas daninhas, preparação de solo, adubação e nutrição das plantas.

Dia de campo
As atividades tiveram desfecho no dia 15 de abril com um dia de campo sobre preparo do solo, ocorrido na Fazenda Santo Antônio, em São Miguel dos Campos/AL. Na oportunidade, uma série de fornecedores de máquinas e equipamentos, plantadoras e tratores, organizaram uma oficina para apresentar as novidades do mercado, além de oferecer oportunidade de negócios em condições especiais.

O produtor Eduardo Ferreira, gerente administrativo da Fazenda Ribeira, localizada no município de Campo Alegre/AL, ficou satisfeito com o resultado curso, sobretudo na parte de regulagem de máquinas. Eduardo fala de uma média de produtividade baixa na safra passada – cerca de 30 sacas por hectare em geral – mas ressalta a ampliação do plantio em 2016.

"Ano passado nós plantamos 67 hectares e neste ano plantaremos cerca de 200 hectares. Tivemos problemas com a transgenia na safra passada, e não sabemos se a contaminação se deu pelo maquinário, mas neste ano nós plantaremos a modalidade transgênica para fazer a experiência", afirmou.

Mais imagens

Para ver a galeria de imagens completa dos cursos de grãos em Alagoas na rede social Flickr, clique aqui.

Colaboração: Henrique Maynart - Estagiário em Jornalismo

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

milhosojaalagoasseagrigraosmaquinas