11/05/16 |   Gestão Estratégica  Transferência de Tecnologia

Conselheiros da Anater são empossados em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Albino Oliveira/MDA

Albino Oliveira/MDA -

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, deu posse nesta terça-feira (10), em Brasília, aos membros do Conselho Assessor Nacional e Conselho Fiscal da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. "A Anater certamente vai significar um marco na agricultura familiar do Brasil", avalia o ministro.

Paulo Guilherme Cabral, presidente da Anater, destacou o papel do Conselho Assessor Nacional em subsidiar tomadas de decisão com base na experiência que cada um traz de suas instituições e das organizações sociais que representam. "Dessa forma vamos minimizar os riscos e fazer uma gestão mais segura e com melhor resultado".

"Hoje, com a posse dos Conselheiros Assessores Nacionais e Fiscais, a Agência dá mais um importante passo rumo à operacionalização de sua agenda de trabalho", observa Waldyr Stumpf Junior, diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa e que acumula o mesmo cargo no âmbito da Agência, conforme previsto em lei. 

A diretoria executiva da Anater tem a seguinte composição:

  • Presidente – Paulo Guilherme Cabral
  • Diretor de Transferência de Tecnologia – Waldyr Stumpf Junior
  • Diretor Técnico – Walmir Severo Magalhães
  • Diretora Administrativa - Silvana Canuto Medeiros

A Embrapa está representada em diferentes colegiados da Agência:  no Conselho de Administração (órgão superior de direção da Anater composto por onze membros), por intermédio do seu presidente Maurício Lopes;  compondo a diretoria, por meio do diretor Waldyr Stumpf Junior;  no Conselho Assessor Nacional, o representante titular da empresa é o Fernando Amaral, chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia, e seu suplente Apes Pereira, assessor da Diretoria Executiva de Transferência de Tecnologia.

Este contexto impõe um grande desafio à Embrapa, enquanto empresa geradora de conhecimento e tecnologia. "A empresa precisará estabelecer um canal de comunicação de mão dupla com os agricultores familiares, que implica, por um lado, em levantar e qualificar as demandas e, por outro lado, construir com eles, compartilhando soluções tecnológicas que respondam adequadamente aos anseios desse importante segmento", ressalta Fernando do Amaral Pereira.

Possuindo caráter consultivo, ao Conselho Assessor Nacional compete: propor subsídios para a definição de indicadores de resultados, métodos, metodologias de assistência técnica e extensão rural; contribuir na realização de estudos e avaliação de resultado da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural; acompanhar e monitorar o trabalho da agência e propor melhorias nas suas atividades. Já o Conselho Fiscal, composto por três membros, é responsável pela fiscalização e controle interno da Anater.
A Anater foi criada pela Lei No. 12.897, de 18 de dezembro de 2013 e regulamentada pelo Decreto No 8.252, de 26 de maio de 2014.




 

Cristina Oliveira (DRT-DF 4869)
Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa - DTT

Contribuição: Ivonete Motta (DRT-GO 615)
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

anater